UFCA – VIII Semana de Filosofia promove debates sobre crise

A VIII Semana de Filosofia e seu Ensino, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), acontece entre os dias 20 a 24 de novembro, com o tema “Crise e Crítica”, no campus Juazeiro do Norte. O objetivo é realizar discussões e reflexões sobre o contexto atual da sociedade, com base na conjuntura política, social e econômica do Brasil e do mundo.

A programação começa no dia 20, às 19h, no miniauditório (sala 89), com homenagem póstuma ao professor Alexandre de Moura Barbosa. Alexandre, que faleceu em agosto deste ano, foi docente do curso de Filosofia da UFCA até o ano passado. Após a homenagem, será realizada a mesa de abertura “Crise e Crítica”, com os professores Daniel Omar Perez (UNICAMP) e Ivânio Lopes de Azevedo Júnior (UFCA). A mediação será da professora Natacha Muriel Lopez Gallucci (UFCA).

Na terça-feira, 21, a programação começa às 8h, com a mesa “Corpo em Crise: Filosofia, Corpo e Estética do Movimento”, com as professoras Rúbia Aurenívia Ribeiro Lóssio (UNILEÃO); Flavia Cristina da Silva (IFCE- Juazeiro do Norte); Natacha Muriel Lopez Gallucci (UFCA) e o professor Fernando Gimbo (UFCA). No período da noite, às 19h, será realizada a mesa “Psicanálise e Política”, com os professores Patrick de Oliveira Almeida (UFCA); Raul Max Lucas da Costa (UNILEÃO) e Flávio Luiz Freitas (UFMA).

Quarta-feira, 22, às 19h, a mesa “Filosofia e Literatura” inicia a 2ª Jornada Literária, com Emerson Cardoso e Álvaro Alencar. A mesa “Ensino e Filosofia” acontece na quinta-feira, 23, com o tema “Tecnologias da Educação e o Ensino da Filosofia”. Participam as professoras Ana Carmita B. de Sousa (UFCA); Iracema Pinho (UFCA) e Emanuel Marcondes de Souza Torquato (UFCA).

Encerrando a VIII de Filosofia, na sexta-feira, 24, às 19h, haverá leitura dramática de Antígona (Sófocles) pelo Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval (NEPAM). Em seguida, a mesa de debate sobre “Crise e Tragédia”, com as professoras Susana de Castro Amaral Vieira (UFRJ), Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira (UFCA) e Gabriel Soares, mestrando em Filosofia (UECE).

Além das mesas de debate, a VIII Semana de Filosofia conta também com oficinas.

As inscrições podem ser feitas no período de 30 de outubro a 10 de novembro pelo site https://filosofiaiisca.wixsite.com/crise.