Vitimados pela Síndrome punitiva

SETOR PÚBLICO O governo vai rever as regras que engessam a pesquisa nas universidades

O GOVERNO DILMA Rousseff vai voltar atrás em uma polêmica decisão que causou alvoroço nas universidades federais e recebeu críticas contundentes de reitores e pesquisadores. Desde fevereiro, as instituições de ensino superior estavam proibidas de utilizar fundações de apoio à pesquisa para captar recursos. E mais: o montante arrecadado por elas em empresas teria de passar primeiro pelo caixa federal, em vez de ser usado por conta própria nas universidades. A intenção era melhorar o controle do dinheiro, afirma o governo. Para a comunidade científica, as pesquisas estavam ameaçadas pelo excesso de burocracia.

As regras prestes a serem revistas integram uma “Coletânea de Entendimentos” que impôs um padrão de comportamento financeiro às escolas da rede de federal de educação profissional, científica e tecnológica. Enviado às 59 universidades e 40 escolas técnicas, o calhamaço de 122 itens foi feito com base em leis existentes e em jurisprudências de tribunais. Foi a saída encontrada pelo Ministério da Educação e pela Controladoria-Geral da União para enquadrar as Instituições de ensino de forma rápida e sem editar novas leis ou decretos.

Depois de forte reação pública comandada pela maior universidade federal brasileira, a UFRJ, do Rio de Janeiro, o MEC e a CGU decidiram publicar nos próximos dias uma nova versão do documento. Carta Capital teve acesso ao texto. Ele altera dois pontos. O veto à captação de recursos pelas universidades por meio de fundações foi eliminado. E o destino do dinheiro obtido por elas no setor privado, chamado de “tema controverso”, ficará a cargo dos dirigentes das universidades “até que eventual ajuste normativo seja efetivado para pacificar o entendimento sobre o assunto.”Em suma, o governo não exigirá que a verba arrecadada pelas fundações passe antes pelo cofre federal, mas prepara mudanças na lei.

O trânsito do dinheiro pela conta federal teria o poder de aumentar a vigilância sobre eles e, assim, inibir desvios. Como acontece com qualquer despesa orçamentária, o gasto dos recursos pelas fundações teria de ser aprovado pelo Congresso, depois autorizado pela equipe econômica e no fim implicaria uma prestação de contas.

O mecanismo foi defendido pela CGU com base em um histórico de irregularidades encontradas em escolas e universidades federais. Em auditorias realizadas em 2011 e referências para elaboração da Coletânea a partir de abril do ano passado, 10% dos problemas identificados estavam ligados a fundações de apoio a pesquisas. Em junho do ano passado, por exemplo, o então reitor do Instituto Federal do Pará, Edson Ary Fones, e outros três dirigentes foram presos pela Polícia Federal depois de a Controladoria descobrir a fraudes na fundação ligada à escola. “Reconhecemos a necessidade de agilidade nas universidades, reconhecemos que pesquisa e desenvolvimento precisam de mecanismos próprios. Só queremos algum tipo de controle. Não aceitamos que não haja controle nenhum”, diz Carlos Higino, secretário-executivo da CGU.

O impacto no ritmo das pesquisas por meio da burocratização foi precisamente a causa da revolta nas universidades. Para o mundo acadêmico, pesquisa cientifica não pode ser tratada pela fiscalização da mesma maneira que a compra de material de escritório ou a execução de uma obra rodoviária. O próprio governo admitiu essa particularidade, ao decidir o formato jurídico da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Criada dias depois da publicação da coletânea, a Embrapii nasceu como uma organização social. Terá liberdade para captar e gastar sem burocracia. A coletânea não atinge as OS. “A cartilha mostrou-se bastante restritiva. Hoje, nós não temos arcabouço jurídico para fazer pesquisa no Brasil. E fazer pesquisa não é hobby da universidade, é uma questão estratégica para o País”, diz Gustavo Balduíno, secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior.

O ponto alto da reação da comunidade científica foi um ato público, no Rio de Janeiro, há duas semanas, liderado pela UFRJ. A Coppe, o instituto de pós-graduação em engenharia da universidade, calcula ter deixado de captar 10 milhões de reais por causa da coletânea. Pesquisas sobre geração de energia a partir das ondas do mar, de ônibus movido a hidrogênio e petróleo da camada pré-sal ficaram comprometidas. Sem um recuo do governo, cem pesquisadores serão demitidos nos próximos dias.” Está em jogo o futuro das pesquisas nas universidades”, diz Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe.

O diretor da Instituição, Luiz Pinguelli Rosa, vai além. Para ele, a coletânea seria produto de uma visão “policialesca” que ameaça o funcionamento do Estado em geral.” Se há roubalheira, promiscuidade entre o público e o privado, tem de combater mesmo. Mas, o terrorismo é incompatível com o administrador público”, diz. “Há uma síndrome punitiva dos agentes públicos, muito agudizada com o ‘mensalão’, que deixa o gestor tolhido.” É um ponto de vista semelhante á queixa feita frequentemente pelo ex-presidente Lula após o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento. Segundo Lula, o aparato estatal destinado a controlar e não deixar fazer funciona melhor do que o aparato incumbido de fazer. A inda hoje o governo incomoda-se com certa postura patrulheira do Tribunal de Contas da União na supervisão das obras do PAC, por exemplo.

André Barrocal – Revista Carta Capital

 

CurrencyShares Euro Trust ETF NYSEARCA
watch game of thrones online free 4 way stretch construction improves mobility and accelerates dry time

off Free Shipping On Everything USE CODE
cheap wedding dresses Chris Brown is an internationally known R singer and actor

DVD Shopping Bag Column Has Arrived
cheapest flights The latest fashion boot trend for women

Exploring Men Shaving Kits and their Effective Uses
jeu gratuit For Beyonce’s 2013 concert tour

A Nike Jordan is one of the best basketball shoes ever made
miniclip According to the school website

Enjoy a Couple of Old Fashion Recipes
kleider I writing this review having only seen it the once

Favorite fashion picks of the week
ballkleider The key to dressing successfully

Barbie names top ten women to watch in 2010
games who owns a gun