A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) lançou o edital do Processo Seletivo para o Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior. O concurso visa conceder até 100 bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2009, observando-se o início do ano acadêmico 2009/2010 nas instituições de destino. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro de 2009.
A Capes oferece bolsas como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível. O Programa destina-se, portanto, a candidatos de comprovado desempenho acadêmico, cujos projetos não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência. Excetuam-se aquelas situadas nos Estados Unidos e na Alemanha, cujas candidaturas são orientadas por editais específicos.
Componentes e exigências
Alguns dos componentes que poderão dispor os estudantes contemplados pelas bolsas são: Seguro Saúde, nos países que não ofereçam este tipo de cobertura; Auxílio Deslocamento, com passagem(s) de ida e volta do exterior, para o bolsista e um dependente; Auxílio Instalação, contribuição para as despesas iniciais de acomodação do bolsista e de seus dependentes; Taxas Escolares, em que a Capes arca com o pagamento de eventuais anuidades/taxas acadêmicas que sejam cobradas pelas instituições estrangeiras. Os valores dos componentes serão publicados em Diário Oficial da União no 1º semestre de 2009.
A duração inicial da bolsa de doutorado é de, no máximo, doze meses. A renovação está condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório, de modo que a duração total não ultrapasse 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese. Uma das exigências para o candidato é ter diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira, além de não estar matriculado em curso de doutorado no Brasil.
É necessário, também, dispor de um tutor acadêmico que apóie formalmente a candidatura. Ao apresentar a candidatura, o tutor deve justificar a opção pela realização do doutorado pleno no exterior e assim como a inviabilidade de realização do projeto de estudo em programas de pós-graduação equivalentes no país. O projeto apresentado deve ainda estar relacionado, preferencialmente, a um dos temas, linhas ou áreas de pesquisa que foram indicados pelas Coordenações de Áreas da Capes como relevantes para a formação doutoral no exterior.
Seleção e Inscrição
O edital é composto por três fases: verificação da consistência documental, análise do mérito e entrevistas. Todas as fases possuem caráter eliminatório, sendo que as duas últimas classificatórias. O procedimento seletivo se desenvolverá no Distrito Federal e cabe aos candidatos o custeio das despesas com acomodação e transporte para a participação na seleção.
As inscrições são gratuitas e efetuadas com o preenchimento de formulários, envio de documentos e de cartas de referência até às 20:00h do dia 15 de janeiro de 2009, horário de Brasília. As inscrições para a seleção não inviabilizam candidaturas simultâneas pelos programas Capes/Fulbright e Capes/DAAD/CNPq, porém, o candidato, se aprovado, deve optar por uma das bolsas. A previsão é de que o resultado da seleção final saia dia 20 de junho de 2009.
Confira aqui o edital.
Fonte: Capes