Mais 3.230 pesquisadores receberão bolsas
O CNPq divulgou os 3.230 aprovados no julgamento das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Com essa aprovação, o CNPq passa a contar com 12.100 bolsistas de Produtividade, representando um crescimento de 18% em relação a 2008.
Desde o início de 2003, já foram concedidas 4.300 novas bolsas PQ, significando uma ampliação do número de pesquisadores atendidos nesse programa em 55%.
Bolsas PQ
Com o objetivo de distinguir o pesquisador e valorizar sua produção científica, o CNPq concede as bolsas PQ para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, mediante critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento, que são divulgados no endereço: http://www.cnpq.br/cas/criterios.htm
Entre os critérios estão a produção científica, participação na formação de recursos humanos e sua contribuição para a área. A análise é comparativa e os bolsistas são distribuídos em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2.
Cada um dos contemplados vai receber uma mensagem eletrônica do CNPq comunicando a aprovação, o nível da bolsa e o endereço para acessar o termo de concessão, que deve ser devolvido eletronicamente com a maior brevidade.
Veja o resultado: http://www.cnpq.br/resultados/2008/pq_2008.htm
(Informações da Assessoria de Comunicação Social do CNPq)