Lançamentos das Editoras Universitárias

Cognição e Lingüística: explorando territórios, mapeamentos e percursos
Foi lançado no dia 24 de junho, quarta-feira, às 19 horas, no Espaço Cultural da Associação dos Docentes da UFC (Adufc) o livro “Cognição e Lingüística: explorando territórios, mapeamentos e percursos”, organizado pelas professoras Ana Cristina Pelosi de Macedo, Heloísa Pedroso de Moraes Feltes e Emília Maria Peixoto Farias.

Trata-se de uma coletânea que abrange estudos de revisão teórica e resultados de pesquisa, a partir de diferentes métodos de investigação, com o intuito de oferecer a alunos de graduação e pós-graduação uma amostra dos domínios explorados pela Linguística ao incorporar os fenômenos cognitivos na constituição e na caracterização de seu objeto de estudo.

A perspectiva de cognição que permeia os vários capítulos, servindo de base para que um novo paradigma de Linguística emerja,  não é a veiculada pela tradição clássica, racional, mas a que privilegia um visão de cognição que incorpora aspectos como o sensório-motor, emocional e sociocultural. O endereço da Adufc é Av. da Universidade, 2346 – Benfica.

Moacir das 7 Mortes ou a vida desinfeliz de um cabra da peste
Foi lançado no último dia 25, publicação com a partitura completa da ópera “Moacir das 7 Mortes ou a vida desinfeliz de um cabra da peste”, idealizada pelo sopranista cearense Paulo Abel do Nascimento e composta pelo maestro Tarcísio José de Lima, com libreto de Oswald Barroso.

A partitura foi apresentada pela Profª Izaíra Silvino. Na ocasião, estudantes e professores do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará executarão alguns trechos da obra, na Sala de Convivência da Reitoria. O evento integra a I Semana de Cultura e Arte do ICA, que completa um ano como unidade acadêmica.

Leitura e Práticas Culturais

No dia 24 de junho foi lançado durante evento do Departamento de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) o livro “Leitura e Práticas Culturais”, organizado pelo professor Paulo Sérgio Nolasco dos Santos e publicado pela Editora desta universidade.

A obra reúne textos de diversos autores, resultantes de temas debatidos no XII Ciclo de Literatura, realizado pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD em 2008. Os debates tiveram como foco a análise dos desdobramentos do fenômeno literário na região da fronteira Brasil-Paraguai e do Pantanal mato-grossense, propondo-se a contribuir para a formação de um quadro de referências sobre o campo da literatura e da cultura na região pólo da UFGD.  Visou-se também dinamizar uma reflexão crítica e atualizada de natureza conceitual, que implique a propulsão das práticas acadêmicas.

Mestre em Teoria da Literatura pela UnB e doutor em Literatura Comparada pela UFMG, atualmente Paulo Nolasco ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada nos cursos de graduação e pós-graduação da UFGD, sendo ainda coordenador do Mestrado em Letras desta universidade. Já publicou três livros de sua autoria e cinco livros sob sua organização. 

O conteúdo integral desta obra está disponível em versão digitalizada no seguinte endereço: www.ufgd.edu.br/editora.

Sistemas de Irrigação por Aspersão

A Editora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acaba de publicar seu primeiro título na área de Ciências Agrárias, denominado “Sistemas de Irrigação por Aspersão”, de autoria do professor Guilherme Augusto Biscaro.

O livro aborda as principais características técnicas dos sistemas de irrigação por aspersão de maneira clara, prática e objetiva, propondo e resolvendo exercícios. Também são apresentados alguns métodos simples de determinação de parâmetros de campo, além de características específicas de componentes essenciais do sistema de irrigação. Em todo o trabalho são apresentadas fotos e ilustrações que permitem ao leitor visualizar cada situação.

Guilherme Augusto Biscaro é engenheiro agrícola, formado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com mestrado e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atuou como coordenador do curso de graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Cassilândia, e atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados.

O conteúdo integral desta obra está disponível em versão digitalizada no seguinte endereço: www.ufgd.edu.br/editora.

Aspectos da Degradação de Polímero 
A Editora Universitária da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) acaba de lançar a 2ª edição do livro Aspectos da Degradação de Polímero, de autoria do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da instituição, professor Rômulo Feitosa Navarro. Baseado em sua tese de doutorado, a obra é a terceira de sua lavra e teve sua primeira edição publicada em 2003.

O livro tenta, em parte, preencher a lacuna existente na literatura técnica nacional de títulos relacionados com a degradação acelerada de materiais poliméricos. “Apesar de tratar com maior enfoque o polipropileno e o compósito polipropileno/fibra de vidro, a obra aborda também outros polímeros, principalmente os semicristalinos”, comenta o autor.

Em condições normais, explica o pesquisador, um material polimérico pode levar centenas de anos para ser decomposto pela ação do ambiente. Entetanto, bem antes desse tempo vários vários artigos feitos com base em polímeros atingem o final de sua vida útil. " Na maioria dos caso isso ocorre pela drástica redução nas suas propriedades mecânicas e/ou pela perda de suas caracteriísticas superficiais", explicou.

Rômulo Navarro tem outros três livros publicados: Fundamentos de Reologia de Polímeros, pela Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS, em 1997; Materiais e Ambiente, pela Editora Universitária da UFPB, em 2001, e mais recentemente, pela Editora da UFCG, a tradução do livro de Dr. Chris Petry, da Universidade de New Castle Uppon Tyne, da Inglaterra, Reologia de Fibras, em 2008.
 
Aspectos da Degradação de Polímero pode ser adquirido através da página da EDUFCG na internet (http://www.ufcg.edu.br/~edufcg).

Políticas públicas e Direitos humanos em debate
Políticas públicas, organizado por Ana Paula Mendes de Miranda e Lana Lage da Gama Lima, e Direitos humanos em debate (152p, R$ 20), organizado por José Nilton de Souza, acabam de ser lançados pela Editora da UFF (Eduff). Outras informações pelos telefones (21) 2629-5287 e 2629-5288, pelo e-mail faleconosco@editora.uff.br ou pelo site www.editora.uff.br.

Despropósitos – Estudos de ficção brasileira contemporânea
Neste mês de junho, a Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) premiou o livro "Despropósitos – Estudos de ficção brasileira contemporânea", da professora Tânia Pellegrini, do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como o melhor livro em Português publicado em 2008. O prêmio foi entregue à docente durante o XXVIII Congresso Internacional da LASA, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, de 11 a 14 de junho.
A obra, da editora Annablume em coedição com a Fapesp, reúne ensaios da autora versando sobre aspectos importantes da produção ficcional brasileira de hoje, tanto a literária quanto a audiovisual. De acordo com Pellegrini, o livro aborda questões como o funcionamento do mercado editorial e audiovisual de massa, a violência, o realismo, a escrita das mulheres, a relação entre a ditadura militar e as telenovelas e a censura. Além disso, aprofundam-se análises sobre autores importantes como Graciliano Ramos, Jorge Amado e Milton Hatoum. Segundo a professora, o livro destina-se a todos aqueles que se interessam por literatura, cinema e televisão e querem ter uma visão ampliada da produção e do consumo desses produtos culturais.

O Prêmio "Melhor Livro em Português" é conferido pela Brazil Section (Seção Brasil), que é composta por um conjunto de estudiosos brasileiros e americanos da área de Humanas que fazem parte da LASA, associação americana que reúne especialistas de todas as disciplinas e profissões que dedicam-se ao estudo da América Latina em todo o mundo. "A Brazil Section tem 500 afiliados e promove o concurso para Melhor Livro em português e em inglês, da área de Humanas, a cada Congresso, com inscrições prévias e comissão julgadora de respeito. Trata-se de um prêmio de bastante prestígio acadêmico, principalmente nos Estados Unidos", ressalta Pellegrini.

Exame Prolibras
A expansão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser medida por vários indicadores, mas um dos mais importantes é que já existem 1.940 professores e 2.203 tradutores-intérpretes atuando nesta área em todo o Brasil. Para este público, e para os próprios alunos surdos e ouvintes alcançados pelo programa, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina apresenta o livro “Exame Prolibras”, que será lançado segunda-feira (29/06), às 18h30, no hall da Reitoria, no campus da Trindade.

De autoria de Ronice Quadros, Júlio Szeremeta, Edemir Costa, Maria Luíza Ferraro, Olinto Furtado e João Carlos Silva, a obra é o registro singular de uma experiência sentida e vivida entre os anos de 2006 e 2008 em todos os estados brasileiros. “Ao mesmo tempo em que evidencia a importância do professor surdo para o ensino de Libras, o livro destaca o papel do tradutor-intérprete no espaço pedagógico”, diz o professor Vilmar Silva, do Instituto Federal de Santa Catarina. “O Exame Prolibras tem por princípio educativo o diálogo entre surdos e ouvintes que lutam incansavelmente na construção de um quadro de profissionais para a educação de surdos”, completa.

O Programa Nacional para Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino de Libras e para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras (Prolibras) foi instituído pelo MEC em 2006. Tem abrangência nacional e é realizado em parceria com instituições públicas de ensino superior de todas as unidades da Federação, sendo que nos anos de 2006 a 2008 a UFSC foi credenciada como sua coordenadora e executora.

Segundo o professor Vilmar Silva, os dados apresentados no livro resultam de uma política educacional bem-sucedida. Após muitas décadas de lutas, os movimentos sociais surdos conquistam uma legislação que privilegia a experiência visual, a formação e a contratação de profissionais bilíngües – Libras/Português – para a educação de surdos.

O decreto nº 5.626 estabelece que o Exame de Proficiência em Libras “deve avaliar a fluência no uso, o conhecimento e a competência” para o ensino da língua brasileira de sinais, cuja “certificação de proficiência em Libras habilitará o instrutor ou o professor para a função docente”. Porém, o Exame Prolibras avança em relação ao decreto quando estabelece em um de seus objetivos “certificar a proficiência em tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras para o exercício dessa função, prioritariamente, em ambientes educacionais”.

Durante os três anos em que o exame foi realizado, 282.600 pessoas acessaram o site do Exame Prolibras. Nesse período, o concurso envolveu 2.051 profissionais em sua execução. “Se num passado recente não tínhamos profissionais oficialmente reconhecidos para a educação de surdos, já não podemos dizer o mesmo no dias de hoje”, ressalta Vilmar Silva.

Após três edições, há no Brasil 4.143 pessoas certificadas pelo Prolibras, sendo 1.940 para atuar no ensino e 2.203 na tradução e interpretação da Libras. “Vale destacar a importância desta ação tendo em vista o compromisso efetivo do governo federal com o direito à educação e, conseqüentemente, à inclusão de todos os alunos no sistema regular de ensino”, afirma a professora Marlene de Oliveira Gotti, do Ministério da Educação.

Roleta Genética – Riscos Documentados dos Alimentos Transgênicos Sobre a Saúde
Será realizada na próxima quarta-feira, 1° de julho, lançamento em Santa Catarina do livro ´Roleta Genética – Riscos Documentados dos Alimentos Transgênicos Sobre a Saúde`, de Jeffrey M. Smith. A apresentação da obra acontece a partir de 16h30min, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O lançamento vai contar com a presença da editora do livro no Brasil, Josiana Arippol. O professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Rubens Onofre Nodari, pesquisador de transgênicos há 20 anos, gerente de recursos genéticos do Ministério do Meio Ambiente no período de 2003 a 2008, estará presente. O livro já foi lançado em Brasília, São Paulo, Piracicaba, Rio de Janeiro e Curitiba.

Jeffrey M. Smith é autor internacional de best-sellers sobre transgênicos, tema sobre o qual escreve há mais de uma década. Em 2003 publicou Seeds of Deception, seu primeiro livro sobre os efeitos colaterais dos alimentos transgênicos. Tem assessorado líderes mundiais em todos os continentes, influenciando leis pioneiras de regulamentação de OGMs.

É diretor executivo do Institute for Responsible Technology e lidera a campanha For Healthier Eating in America, um movimento pioneiro de consumidores, distribuidores e indústria para eliminar os transgênicos da cadeia alimentar norte-americana.

A nova obra revela documentos com informações pouco ou não divulgadas sobre testes de segurança de OGMs que, certamente, provocarão fortes reações no leitor.

Roleta Genética mostra como as mais poderosas companhias de biotecnologia do mundo blefam e enganam críticos, políticos e agências de regulamentação a respeito das pesquisas sobre a segurança dos alimentos transgênicos. Jeffrey Smith reuniu em um único volume todas as pesquisas e estudos (demasiadamente poucos), e relatos dos efeitos dos alimentos transgênicos sobre a saúde de animais e seres humanos.

Traz explicações claras sobre os efeitos negativos perigosos que podem ter ocorrido, apresentando razões sobre as causas da regulamentação ter sido completamente ineficaz e mostra as falhas técnicas nos estudos realizados pela indústria, que faz com que não se encontre os inesperados (e inevitavelmente esperados) efeitos colaterais. Apresentado num formato que permite só uma passada de olhos, ou a leitura completa, através de informações totalmente referenciadas, o autor destrói o mito de que os alimentos transgênicos que consumimos diariamente são seguros.