Enade 2009

MEC suspende autonomia de 15 instituições reprovadas no IGC, sendo quatro no Rio de Janeiro

BRASÍLIA – O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a autonomia para criar cursos e ampliar vagas de quatro universidades e 11 centros universitários reprovados pelo Índice Geral de Cursos (IGC), criado a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A medida atinge duas universidades e dois centros universitários do Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, Universidade Iguaçu (Unig), Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e o Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

Veja o ranking de todos os cursos avaliados do Rio segundo o CPC:
http://oglobo.globo.com/educacao/arquivos/cpcrio2009.pdf

Confira as melhores e piores instituições do país e melhores e piores cursos:
http://oglobo.globo.com/educacao/arquivos/igc2009melhorespiores.pdf

Essas instituições estão proibidas de criar novos cursos e ampliar o número de vagas, mas podem realizar vestibular e continuar funcionando. Elas tiraram pelo menos duas notas 1 ou 2 no IGC, na escala de 1 a 5 nos anos de 2007, 2008 e 2009.

No IGC de 2009, outras 12 faculdades foram reprovadas com a nota 1. Elas serão inspecionadas no início do semestre e poderão também sofrer sanções.

– Muitas instituições foram credenciadas no passado sem a observância de critérios objetivos – disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O MEC fará um pente fino nos cursos das instituições que tiveram a autonomia suspensa. Se elas forem reprovadas no IGC de 2010, que será calculado no fim deste ano, poderão perder a autonomia em definitivo ou mesmo ser alvo de processo de descredenciamento.