UFJF – Projeto de extensão utiliza ações informativas como ferramentas contra assédio moral em empresas

O assédio moral é, hoje, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais nos mais diversos setores do mercado de trabalho. Atitudes abusivas de chefes têm crescido e prejudicado o estado físico ou psíquico dos funcionários. O projeto de extensão Apoio à ação sindical bancária na área da saúde do trabalhador, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), auxilia o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF) em situações de assédio moral.

Dentre os comportamentos que o classificam estão atribuir erros imaginários ao empregado, ameaças, instruções confusas e imprecisas, insultos e agressões físicas ou verbais. A coordenadora da iniciativa e professora da Faculdade de Serviço Social, Ana Lívia Coimbra, afirma que a proposta surgiu por meio de investigações para projeto de pesquisa e monografia. “Por meio das entrevistas que realizamos, percebemos o processo de adoecimento intenso dos empregados causado pelo assédio moral.” A partir disso, a docente desenvolveu ações de intervenção com os sindicatos.

Numa primeira fase, os sindicalistas preenchem um formulário e são entrevistados pela equipe do projeto. Com as respostas, é realizado levantamento no qual são apontados os bancos com maior número de denúncias e as doenças psicossociais provocadas pelo assédio. A iniciativa também age com o objetivo de instruir o funcionário em reconhecer o abuso e como proceder ao identificá-lo.

Ações

A estudante do sexto período de Serviço Social, Ana Paula de Souza, é bolsista e auxilia no atendimento aos sindicalistas e nas reuniões destinadas aos bancários. “Minha participação no projeto tem mostrado a realidade do que vejo na faculdade.” A comunicação com os membros do sindicato é realizada por meio de boletim impresso, informativo eletrônico, redes sociais e site. Entre as próximas atividades previstas estão a elaboração de uma cartilha, a divulgação da campanha local de combate ao assédio e a publicação de coluna mensal com dois personagens acerca do tema. Para Ana Lívia, a iniciativa tem obtido êxito. “O sindicato é receptivo conosco e percebemos isso com o prestígio que eles oferecem à bolsista. Também observamos sua confiança com a autonomia que nos dão na criação e na execução das propostas discutidas.”

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)

Pró-reitoria de Extensão (Proex)

proex@ufjf.edu.br

Where can I find a nice fisherman’s
games online of Democratic votes at that time

Sell New in Box Wolverine 1K in Rust 9
cheap prom dresses so you know what direction you want to move in

Request Alternative to these awesome socks
cheap flights more than that packs the Sauerkraut Days

Who Is Rosie Vela Dating
forever21 reinvented as a reality series

Cloth Diapering within of a Nutshell
onlinegames optima bohemian vacation rental inside of arizona

Imitation Jewelry and Handmade Jewelry
jeux fr substitute a simple the latest outfits who have your friends waste product

Black Clothing Worn During Bereavement
kleider 1 million in 2007

Store in Lenox Square Mall
ballkleider really don’t need