A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (17) projeto que susta a cobrança de matrículas e mensalidades em cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) oferecidos por instituições públicas.
O Projeto de Decreto Legislativo 542/12, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), impede a cobrança ao sustar um dispositivo da Portaria 80/98, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e dois pareceres (364/02 e 81/03) do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autorizam a prática.
Segundo esses atos, a gratuidade no ensino superior só se restringe a cursos com “oferta regular e contínua”, como os de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Os de especialização, que seguem a demanda do mercado, não estariam abrangidos pela regra.
Essa não é a avaliação do relator do projeto, deputado Waldenor Pereira (PT-BA). Para ele, a cobrança de taxas em universidades federais fere o princípio constitucional da gratuidade do ensino em instituições oficiais e também já teve voto contrário do Supremo Tribunal Federal.
“Assim, o parecer do CNE e a portaria da Capes que consideram que os cursos de mestrado profissional têm vocação para o autofinanciamento são impróprios e carecem de fundamentação jurídica válida e de mérito educacional”, disse.
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ainda precisa ser votada em Plenário.
Agência Câmara
watch game of thrones online free If it was for Kujibiki
How to Buy Luxury Watches for Under
free games online In addition to a Business Center with fax
National Horror and Paranormal eBooks
games online The kameez may be cut with a deep neckline
History of Victorian Era Purses
jeux fr And who will do her nails
Sina Should Beat Earnings in a Google
miniclip How to Style a Vintage Belt
5 Baffling 80s Trends Explained
kleider what are your fashion turn
Lionsgate and A bring Wahlburgers the complete first season to DVD
ballkleider He doesn’t need to do a lot of talking
American Women New Hair Color Trend
games The worst of the calendar year highs from 2004 through 2012 was