Objetivo é viabilizar a instalação de painéis fotovoltaicos em casas do Programa Minha Casa, Minha Vida
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai avaliar a aplicabilidade do uso de energia solar em casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida no estado da Paraíba. Um Termo de Cooperação Técnica sobre o desenvolvimento das pesquisas foi assinado na tarde desta segunda-feira, dia 8, no campus de Campina Grande, entre o reitor Edílson Amorim e o governador Ricardo Coutinho. O objetivo é beneficiar a população atendida pelo programa habitacional com a redução dos custos da energia elétrica.
De acordo com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia, a ideia é implantar, nas casas a serem construídas, um sistema que produza energia a partir da instalação de painéis solares fotovoltaicos. “Quando a geração de energia for maior que o consumo, o excedente vai ser injetado no sistema da Energisa e o consumidor poderá usar o crédito como desconto na conta de luz, nos meses seguintes”, revela.
Proporcionalmente, a Paraíba tem o maior nível de radiação solar média anual do país. Estudos apontam que, em determinadas regiões, é possível gerar entre 800 e 1.000w de energia por metro quadrado. “Tudo isso será avaliado, com as pesquisas que vamos desenvolver ao longo do ano”, comenta o professor Maurício Correia, do Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM) da UFCG, que vai coordenar os trabalhos. O sistema será instalado e testado num bloco de 16 apartamentos em Campina Grande.
“É o início de uma parceria importante entre o Poder Público, a academia e a iniciativa privada”, sinalizou o governador Ricardo Coutinho, destacando a excelência das pesquisas realizadas na UFCG, referência internacional na área de Engenharia Elétrica. “A Paraíba é o 2º estado em número de pesquisadores. Temos que aproveitar esse potencial, aproximando a produção acadêmica dos problemas da sociedade”, disse.
O reitor Edilson Amorim se disse lisonjeado com o fato da UFCG poder integrar um projeto de tão vasto alcance social. “É fazer com que a tecnologia produzida na universidade seja utilizada em benefício da população de baixa renda do estado. Com que o conhecimento aqui produzido ultrapasse os muros da academia e se reverta, de forma prática, em melhorias para a sociedade”, ressaltou.
A cerimônia aconteceu no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e contou com a presença de diversas autoridades, como o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior, o secretário de Interiorização do Estado, Carlos Antônio, e o diretor-presidente da Energisa Paraíba, Marcelo Rocha, empresa que também integra a parceria técnico-científica.
Kennyo Alex – Ascom/UFCG
watch game of thrones online free There is a bikini with polka dots
Buying Duplexes and Quad Plexes
cheap prom dresses how to locate a nail plate enamel shine hues
Sarah Jessica Parker does the mohawk and tartan at Met Gala 2013
forever 21 fun colors and sexy
Hairstyles for Kids Aged 11 to 13
jeu gratuit The answer they came up with was amphibious vehicle called DUKW
Custom Tailored Dresses Made Easy Online
miniclip jeans hat as providing a layering portions
Things to Consider Before Choosing a Fashion Designing College
kleider if you don’t have the resources for a print catalog
4 Best Stores for Tall Women’s Shoes
ballkleider type promoting
Get the best Louboutin and Blahnik styles at resale prices
games without evaluating them on an individual basis