Cade recomenda restrições à fusão que criou gigante do ensino no país

Órgão considera que união entre Anhanguera e Kroton gera concentração em alguns municípios. Superintendência-Geral vê risco a alunos, como aumento de preços; Kroton diz que buscará solução negociada

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) detectou problemas concorrenciais na fusão entre os grupos de educação Anhanguera e Kroton, anunciada em abril, e recomendou a aplicação de restrições à operação.

A incorporação da Anhanguera pela Kroton, avaliada em R$ 5 bilhões, criou uma gigante global do ensino, com quase 1 milhão de alunos no país. A Kroton Educacional tem 534.392 estudantes, e a Anhanguera, 428.779.

Para o órgão, a união gera alta concentração em três municípios no segmento de ensino presencial e em 55 municípios na educação à distância –incluindo cursos que são oferecidos nacionalmente e os ofertados só localmente.

O parecer do órgão foi publicado ontem no “Diário Oficial da União”. Caberá ao Tribunal do Cade analisar a recomendação e julgar quais devem ser as restrições. O Cade pode aplicá-las unilateralmente ou por meio de acordo com as empresas.

Os locais com problemas concorrenciais reúnem 2,7% do total de alunos das duas empresas juntas no segmento presencial. Já a concentração no ensino à distância foi verificada em 171 cursos, que reúnem cerca de 6% do total de alunos das companhias.

Após o anúncio da fusão, a Kroton indicou que havia sobreposição das operações em quatro municípios no ensino presencial, concentração avaliada como baixa por seus executivos na época.

De acordo com a Superintendência-Geral do Cade, se a operação for aprovada sem restrições, haverá risco de prejuízo aos alunos dos cursos e dos municípios, como aumento de preços, redução da oferta de serviços e queda na qualidade de ensino.

Isso porque as instituições concorrentes de Kroton e Anhanguera não seriam capazes de oferecer rivalidade suficiente nos mercados em que foram detectados os problemas concorrenciais.

A avaliação é que as duas companhias, devido à escala e à capilaridade, têm vantagens na captação de alunos, no catálogo de cursos oferecidos e nos preços.

A Kroton comunicou a seus investidores que as companhias buscarão uma solução negociada “tão logo seja possível” para afastar preocupações concorrenciais e obter a aprovação do acordo.

 

Folha de São Paulo – Renata Agostinide

The History of Oak and Walnut Furniture
free games online offering classic cut shirts in stylish

Listen To Quran Online And Feel The Differentiation In Yourself
cheap prom dresses The style of clothing that

How to Match Socks to Your Outfit
cheapest flights trying making your own outfits for 80’s parties

Fashion Tube tips for What to Wear For a Summer Wedding
free online games hold your thoughts

Butt is Just as Nice as Pippa Middleton
games Since the early years of radio

New York Runway to Real World Fashion
kleider I suggest navy for color

What the Numbers Really Show
ballkleider and you’ll be exhausted and burned out

Vietnamese Plus Size Fashion Statement
cool math which can be accomplished with a brace