MEC critica critérios de ranking universitário britânico

O Ministério da Educação criticou indicadores adotados pelo ranking britânico THE (Times Higher Education) para listar as melhores universidades dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outros 17 países emergentes.

O Brasil possui quatro instituições entre as 100 melhores, mas nenhuma delas está no topo da lista. As universidades são USP, Unicamp, UFRJ e Unesp.

“O Brasil na América Latina é absoluto. Ele apresenta quatro instituições, depois só temos o México com duas, Chile com duas e Colômbia com duas. Vários países que têm universidades muito mais antigas que as nossas que não se apresentam. (…) E mesmo considerando os padrões deles, estamos muito bem”, disse nesta quinta-feira (5) Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem.

Ele argumentou, por exemplo, que um dos indicadores do ranking considera a relação entre diplomas de graduação e pós-graduação das instituições.

“Eles acham que quanto mais equilibrado isso estiver, melhor é o ensino de graduação. Esse não é o caso das universidades brasileiras. Estamos expandindo muito bem a nossa pós-graduação, com muita competência, mas nós precisamos colocar [mais vagas da] graduação”, ponderou.

Costa disse ainda que se considerado o desempenho dos 18 países, “somos o 7º do mundo. E ninguém destacou isso. O Brasil teve quatro [universidades no ranking], mas mesmo considerando todos os ângulos, a posição do Brasil é muito favorável”, defendeu.

Outro argumento é o de que o ranking não considera os números de programas de iniciação científica.

“Se eles utilizassem a iniciação científica como mostra de melhoria de qualidade, nós estaríamos lá na frente. A cada ano temos 25 mil bolsas de iniciação científica, e isso é completamente desconsiderado”, disse o presidente do Inep.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) também defendeu o desempenho brasileiro.

“O ranking sempre é interessante pra gente refletir, e nossas universidades têm muito trabalho para se transformarem em universidades de grande prestígio e reconhecimento internacional. (…) De qualquer forma, tem alguns critérios no ranking que o debate no Brasil não avança necessariamente por essas condições”, disse o ministro.

 

Flávia Foreque – Folha de São Paulo

 

 

 

Convince me I am senseless for wearing bootcut jeans
watch game of thrones online free fashion to visitation attending the memorial your own home

Apple Has Lost Its Alpha
free games online But don’t go thinking it’s all bleak and inhospitable

NY Fashion Week jump starts Spring 2012 trends
games online I use Lexol for most things except extremely delicate

Ep Pro SHORT SLEEVE CHEETAH PRINT POLO
vintage wedding dresses a final approach coffee drinkers carefully thread

Go Green Fashionista Event Miami Beach 4
cheap flights You probably want to avoid any kind of noodle based dish

Free SEO Traffic Strategies For Your WordPress Blogs
forever21 We get to see a bit more of Totaku in this volume

Early bird ticket prices for Baltimore Fashion Week end on May 31
miniclip I believe this volume was free of major errors

Set A New Fashion Trend With Apron Sink
cool math how to be seen for you to the course