Reitora da UFOPA é empossada pelo Ministro da Educação, em Brasília

O ministro da Educação, José Henrique Paim, empossou, na tarde desta quarta-feira, dia 9, em Brasília (DF), a reitora eleita da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro. Além de assinar o termo de posse, a reitora aproveitou a solenidade, realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), para assinar a portaria que nomeou o vice-reitor da UFOPA, Prof. Dr. Anselmo Colares.

Para o secretário Nacional da Educação Superior (Sesu) do MEC, Paulo Speller, a oficialização da posse da professora santarena “representa a nossa política de governo de respeitar o processo democrático de escolha dos reitores em todas as universidades federais, a nossa posição é clara de respeitar a decisão da comunidade universitária”, destacou Speller.

A posse marca o início do mandato de quatro anos da reitora. “Queremos que nossa Universidade se torne referência na produção de conhecimento sobre as especificidades da Amazônia. A partir daí, poderemos construir um grande acervo de conhecimento que certamente representará um outro padrão de patrimônio para o País, que é o conhecimento e inovação a partir do desenvolvimento das potencialidades naturais da nossa região”, ressaltou a reitora.

A reitora também destacou a importância do papel da UFOPA na interiorização do ensino superior na Região. “Entre nossos desafios está o de levar a educação de ensino superior para as localidades mais distantes da Amazônia, inclusive para as regiões indígenas e territórios extrativistas, que abrigam grande parte da nossa população. São pessoas que desejam participar do processo de desenvolvimento do País a seu modo. Além de consolidarmos nossa sede em Santarém e nossos outros cinco câmpus, temos o dever de chegar até essas populações que fazem parte do nosso contexto sociocultural e que têm a maior relevância na nossa concepção de desenvolvimento”, avaliou.

Para o ministro da Educação, “a reitora sempre manteve um compromisso muito forte com a Universidade e esse comprometimento demonstra que ela está talhada para assumir essa função. Espero que o sonho daquela Região se torne realidade, tendo uma Universidade que represente muito para o País”, resumiu Paim.

A reitora e seu vice foram eleitos no primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica, realizado na Universidade, em novembro do ano passado. “Nossa eleição representa o fortalecimento do processo democrático que começa a amadurecer na nossa Universidade. Teremos uma gestão harmoniosa e colaborativa para que nossa Universidade responda aos seus grandes desafios”, concluiu a reitora.

Estiveram presentes à cerimônia: Johannes Eck, subchefe da Casa Civil; Adriana Weska, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Sesu-MEC); o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinícius Alves; o diretor Museu Emílio Goeldi, Nilson Gabas; o reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Maurílio Monteiro; o secretário executivo da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Gustavo Balduíno; o ex-deputado federal, Paulo Rocha; Esther Bemerguy, secretária Nacional do Planejamento e Investimentos Estratégicos do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão); o deputado estadual Airton Faleiro (PT-PA); e o deputado federal Miriquinho Batista (PT-PA).

 

 

Renata de Almeida, de Brasília.

Comunicação/UFOPA

 

Nike Killshot 2 at J
watch game of thrones online free And it’s possible there was no queen in Aliens vs

Activision History Says Avoid Zynga IPO
cheap prom dresses Haute Couture is a French phrase meaning

Where to Find Affordable Coach
free online games the Company had cash

Quotes from former presidents in attendance
jeu gratuit don’t take their word for it immediately

Everlane restocked the gray with stipe weekender a lot of people liked
games lots of sunscreen

Defining One Elitism and Social Status
kleider Since the Technosphere platform has been approved

The reasons why everyone loves fashion
ballkleider will air on Saturday

How to Earn Money Online Offline
games When it comes to summer