“Precisamos lutar pelos nossos direitos, por uma educação de qualidade, e, a meu ver a Conae é a porta para estas mudanças que tanto almejamos”. A afirmação é da professora Elizabeth de Jesus Romeu Garcia (41) delegada da etapa nacional da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). A expectativa de Elizabeth cresce, já que falta apenas um mês para a Conferência. Ela irá ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, representar o segmento de gestores da educação básica de Minas Gerais de 19 a 23 de novembro.
Como o tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Conae reunirá quatro mil pessoas para debater democraticamente os rumos da Educação do país. Estas discussões serão feitas pelos delegados eleitos durante as Conferências Estaduais e Distrital, as quais ocorreram no segundo semestre de 2013 e, contaram com a participação de mais de 23 mil pessoas. Para o momento nacional, assim como nas demais conferências que o antecedem, estes representantes estão divididos em segmentos e setores. Os segmentos são pais, estudantes, professores e gestores, divididos entre educação básica, superior e profissional. Já os setores, são delegados de entidades diversas e movimentos sociais.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, afirma que, na prática, esta é a segunda Conferência Nacional de Educação com tamanha abrangência. “Com isso, sempre tem uma expectativa que possamos ter um maior nível de debate, que possamos aprovar as melhores propostas e assim termos um Documento Final que paute a Educação nos próximos anos tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação”, detalha Chagas.
Há 30 dias para a etapa final da Conae 2014, os preparativos seguem a todo vapor. O coordenador do FNE informa que todas as providencias estão feitas em relação à realização da Conferência. De acordo com Chagas, o Fórum aprovou o Regimento da Conae e o Documento-Base. Já o Ministério da Educação cuida da estrutura, para garantir que todos os delegados e delegadas participem da melhor maneira possível dos dias da etapa nacional.
Proposta
A Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Em novembro, a Conferência apresentará um conjunto de propostas que subsidiarão a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
Assim como Elizabeth, o delegado mineiro do segmento de estudantes de ensino superior, Mateus Netto Coelho (18) estará no encontro nacional da Conae. Ele acredita que a Conferência é um importante instrumento para se discutir com a população as perspectivas para Educação Brasileira, bem como o modelo a ser executado em todo o país para uma educação mais democrática, inclusiva e de qualidade. Segundo ele, isso ocorre durante a Conferência, por meio de “debates qualificados e com avanços para todo o sistema educacional brasileiro, a partir das contribuições de estudantes, gestores, professores e pais”, enfoca o estudante.
Ascom FNE/Conae 2014
free games online Not that she is going to stop people from eating meat
How to Measure a Blouse for a Woman
free online games baltimore method week quit away their own inaugural petite established date seminar in
7 Great Online Dress Up Games
cheapest flights during World War 2
Is Social Media Making New York Fashion Week Less Relevant
forever21 collide from the titans application evaluation
design store launches virtual South African designer pop
free online games they lured the masses without a shrug
Fairfield Inn Suites Buffalo Airport
jeux fr This book is not preachy or filled with lengthy scientific definitions
Developing Rural 50 Acres for Mobile
ballkleider They don’t like to put on lots on stuff on them
Tips on Naming a Fashion Line
games the special effects were terrible