O número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ultrapassou a marca de 7,8 milhões de estudantes na noite desta sexta-feira (5), último dia de inscrições. Os candidatos têm até as 23h59 para fazer o cadastro no site da prova.
Na hora da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido, bem como cadastrar um endereço de e-mail, que não pode ser usado por outro participante. Neste ano, candidatos travestis e transexuais podem usar o nome social.
Nesta edição, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem pobres. O pagamento da taxa, no valor de R$ 63, poderá ser realizado até as 21h59 (de Brasília) do dia 10 de junho.
No ano passado, 9,5 milhões de candidatos se cadastraram no site. Desse total, 8,7 milhões confirmaram a participação (a redução se deve ao não pagamento da inscrição).
A nota do Enem é fundamental para quem quiser pleitear o crédito estudantil pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) –o candidato precisa obter nota mínima de 450 pontos no exame– e para entrar em na universidade por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em 115 instituições públicas.
A prova, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, também é obrigatória para entrar no programa Ciência sem Fronteiras ou Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológico).
Folha de S. Paulo