Governo libera 880 vagas para professores de medicina

O Ministério do Planejamento autorizou, através da portaria interministerial nº 313 de 4 de agosto de 2015, a contratação de 880 professores para atuar nas Universidades Federais. A liberação das vagas tem como foco principal os cursos de medicina criados dentro do programa de ampliação do ensino médico e da participação destas universidades no programa Mais Médico.

O anexo da portaria traz a correção e ampliação do Banco de Professor-Equivalente das Universidades Federais em razão da inclusão de oitocentos e oitenta cargos de docente do magistério superior, criados pelas Leis nº 12.677/2012, reinclusão de cento e trinta e quatro cargos de docente do magistério superior no banco de professor-equivalente da Universidade Federal do Pará (UFPA), equivocadamente suprimidos pelo Decreto nº 8.259 e a ampliação do quantitativo destinado à contratação de professores visitantes e substitutos em duzentos e três professores-equivalentes. Acesse aqui a portaria.

Durante a cerimônia de comemoração do Programa Mais Médicos, realizada dia 4 de agosto, no Palácio do Planalto, também foi anunciado que os profissionais graduados em medicina terão mais oportunidades para se especializar. O governo federal criou mais três mil bolsas de residência médica no país. Das novas vagas, 75% são para ampliar a formação de médicos especialistas em Medicina Geral de Família e Comunidade, que atuam mais perto da população. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade nas bolsas para corrigir o déficit histórico de profissionais nessas regiões. A medida integra o Programa Mais Médicos, voltado à expansão e à melhoria da formação médica.

Andifes