Luiz Cláudio Costa falou sobre as expectativas do ministério quanto aos Planos de Desenvolvimento Institucional das universidades brasileiras
Na tarde desta segunda-feira (24), o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, abriu o ciclo de conferências que integra as atividades para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRGS 2016-2026. Partindo do tema Políticas estruturantes do MEC para a educação superior nos próximos anos, ele compartilhou com a comunidade universitária as expectativas do ministério quanto aos planos que estão sendo construídos pelas instituições de ensino superior do Brasil.
O secretário destacou avanços obtidos ao longo dos últimos dez anos nas universidades, como o ingresso de 35 mil novos professores, o alcance do número de um milhão de alunos e a expansão física. “Não precisamos de um segundo REUNI. É o momento de pensar o que queremos para a universidade e o país.” Para ele, vivemos um momento de maturidade, no qual é necessário construir um planejamento que não seja representativo apenas dos ideais de uma gestão, mas dê conta do caminho que a comunidade universitária quer trilhar a longo prazo.
Envolvido com a elaboração do PDI da UFRGS, o vice-reitor Rui Vicente Oppermann observou: “Se nós queremos que a nossa universidade tenha todo o seu potencial direcionado à nossa comunidade, ela só vai fazer isso buscando a transversalidade. É um grande desafio, mas fico muito tranquilo, porque a UFRGS será muito bem-sucedida”.
Costa indicou temas para os quais as universidades devem dar especial atenção em seus PDIs: contribuição para o desenvolvimento nacional; compromisso com a transformação social das regiões onde estão inseridas; internacionalização solidária, e não só medida por números; inovação tecnológica convertida em melhorias para a população; formação de professores da educação básica; e educação a distância, a qual prefere chamar de “educação com diferentes níveis de presencialidade”.
Do lado de fora do Salão de Atos da UFRGS, onde a conferência foi apresentada, houve manifestação de servidores e estudantes. Eles aproveitaram a oportunidade para chamar atenção para as dificuldades que as universidades vêm enfrentando com cortes de gastos, o que deve ser levado em consideração no plano de desenvolvimento.
A próxima conferência do ciclo, Brasil Século XXI: panorama atual e visão prospectiva, será ministrada pelo Dr. José Celso Pereira Cardoso Junior, no próximo dia 31. Visite o site do PDI para saber mais.
Foto: Ramon Moser