Aulas de cursos afetados pela greve vão ocorrer até 12 de dezembro. Professores da Ufam entraram em greve no dia 15 de junho.
Nesta segunda-feira (19), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) retoma as aulas após mais de cem dias em greve.
A reitoria da Instituição informou que a reposição deverá obedecer às orientações contidas no Relatório da Comissão de Planejamento das Atividades Acadêmicas, encaminhadas aos diretores de unidades e chefes de departamento por decisão do Conselho Universitário (Consuni).
O professor de filosofia José Oliveira, presidente do Sindicato dos Professores, disse que a reposição das aulas será feira por 43 dias.
“Voltamos as aulas hoje. A turma recebeu muito bem. Vimos a carta do sindicato, de esclarecimento, e apresentamos o cronograma que foi votado em assembleia”, afirmou.
As reposições das aulas dos cursos afetados pela greve vão ocorrer até 12 de dezembro. O período para novas solicitações de disciplinas pelas coordenações de curso será de 3 a 6 de novembro (veja abaixo o cronograma).
A universitária do curso de Biblioteconomia Larissa Danna, 19 anos, afirmou que aguardará a abertura do prazo para se inscrever no segundo período.
“Hoje, os professores explicaram sobre o processo de reposição. Vamos ter reposição das aulas durante 43 dias. Em seguida, vão abrir a matrícula para o novo período e, assim, e vou conseguir me matricular”, disse.
Nathalya Dorzani, do curso de Química, não teve aula. Nesta manhã, a universitária de 18 aguardava informações sobre o cronograma de estudos.
“Durante o período de greve tive aula, mas o professor de uma disciplina, que era pré-requisito para outras quatro, estava em greve. Estou matriculada, mas não tem previsão de quando a aula vai começar. Ainda não tivemos repostas”, afirmou.
Greve
Os professores da Ufam entraram em greve no dia 15 de junho, 18 dias após a deflagração do movimento paredista em âmbito nacional. A categoria lutava pela manutenção do caráter público da educação, por melhores condições de trabalho, pela autonomia universitária, pela reestruturação da carreira e ainda pela equiparação salarial entre ativos e aposentados.
Veja cronograma
- Período de Reposição de 2015/1 – de 19/10 a 12/12/2015
- Período para novas solicitações de disciplinas pelas coordenações de curso – de 03 a 06/11/15
- Período para atribuição e tramitação de disciplinas pelas Chefias de Departamento e Coordenações Acadêmicas – de 09 a 13/11/2015.
- Período de Provas – de 14 a 19/12/2015
- Período de Lançamento de Notas – de 14 a 20/12/02015
- Período para a Primeira Solicitação de matrícula – de 21 a 22/12/2015
Suelen Gonçalves – G1