A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) doou, durante o ano de 2015, diversos equipamentos odontológicos para instituições, órgãos públicos e prefeituras municipais. Os materiais doados são consultórios completos compostos por cadeira, luminária e ferramental. Os equipamentos não são mais utilizados pela universidade, mas continuam em perfeito estado de conservação, permitindo a continuidade de seu uso.
No dia 21 de dezembro, a Subsecretaria de Administração Prisional da cidade de Pitangui, em Minas Gerais, recebeu sua doação. Segundo o diretor do presídio, Fábio César Simões, o equipamento permitirá que o atendimento aos detentos seja feito dentro do presídio, não sendo necessário o deslocamento externo. Em outubro, dois equipamentos já haviam sido doados para o presídio de Diamantina, com a mesma finalidade.
Ainda em Diamantina, quem recebeu mais uma doação da universidade foi a creche Casa da Criança Maria Antônia, localizada no bairro Consolação. Os municípios de Couto de Magalhães de Minas e Gouveia, a pedido de suas prefeituras, também foram contemplados com os conjuntos, sendo que Gouveia utilizará a cadeira odontológica para atendimento de uma comunidade rural.
No dia 22 de dezembro, foi a vez do município de Sabinópolis. A secretária municipal de saúde, Maria Geralda Martins Silva, veio à UFVJM assinar o termo de doação e destacou a importância desse gesto, devido às dificuldades de investimento enfrentadas pelo município, principalmente na área da saúde.
Ao todo, a UFVJM doou em 2015 quase doze mil reais em equipamentos. Como as doações não podem ser feitas em ano eleitoral, os próximos pedidos poderão ser atendidos apenas em 2017.
Diretoria de Comunicação Social – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri