O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou na manhã da última sexta-feira, 15, no distrito de Acupe, zona rural de Santo Amaro, da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT).
Na ocasião, o Governo do Estado e a UFRB firmaram acordos de cooperação técnica com o objetivo de capacitar pescadores e marisqueiras para a pesca artesanal e aquicultura marinha, bem como a oferta de estágio para estudantes da universidade. O reitor e a comitiva do governador visitaram ainda as dependências do CVTT, distribuídas em seis pavilhões, e conferiram de perto o funcionamento dos laboratórios da Bahia Pesca. Salas de aula, infocentro, biblioteca, auditório e cozinha experimental também compõem a estrutura do centro. O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima, a professora Tatiana Velloso, atual Pró-reitora de Extensão (PROEXT) da UFRB, além de professores e estudantes do curso de Engenharia de Pesca também prestigiaram o ato inaugural.
De acordo com o governador Rui Costa, a intenção é transformar Santo Amaro em um celeiro de ciência, pesquisa, ensino e desenvolvimento de tecnologias da pesca para a Bahia e o Brasil. “A entrega deste centro vai melhorar a vida das pessoas através de treinamentos e capacitações não apenas para quem vive da pesca em Santo Amaro, mas em toda a Bahia. O centro será usado pela rede de ensino técnico do Governo do Estado e deve ser usado pelas prefeituras, Universidade Federal do Recôncavo, enfim, por todos que queiram treinar, capacitar, desde engenheiros, tecnólogos, técnicos de nível médio ou até mesmo cozinheiras de escolas e restaurantes que queiram aprender a diversificar produtos da pesca, produtos do mar”, disse. Segundo o governador Rui Costa, o CVTT será um espaço de promoção de diversas atividades teóricas para o aprimoramento da atividade pesqueira e ampliação da produtividade, além de aulas práticas que ensinarão a beneficiar subprodutos da pesca para fins comerciais.
O reitor Silvio Soglia destacou em seu discurso a importância do acordo de cooperação técnica entre a UFRB e o Governo do Estado por meio da Bahia Pesca, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia. “Nosso compromisso aqui é de responder a mais esse desafio de ocupar esse espaço tão bem estruturado e que certamente modificará toda a realidade da pesca aqui nessa região. A UFRB se sente orgulhosa de realizar essa parceria que permitirá aos nossos professores e estudantes de Engenharia da Pesca conduzir as atividades desse Centro Vocacional e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
Para Adeilton de Araújo, pescador do município de Taperoá, tempos ainda melhores virão após os pescadores serem capacitados no CVTT. “Vai aumentar nossa renda familiar. O pescado é um dos melhores meios de sobrevivência na nossa comunidade. Então, uma unidade para melhorar o beneficiamento de todo o pescado é de grande valia pra nós”, comentou.
Com investimentos de R$ 7,5 milhões, o CVTT funciona na Fazenda Oruabo, unidade da Bahia Pesca que já abriga laboratórios de piscicultura marinha, camarão e caranguejo.
ASCOM – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia