UFRN – Reitora pede apoio de sindicato em ações contra o Zika vírus 

“Estamos com o desafio de enfrentar a problemática da microcefalia, os nossos hospitais são referência de qualidade em ensino, pesquisa, extensão e inovação e os servidores devem continuar fazendo o melhor”.

A colocação foi feita pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) à diretoria do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest), em reunião na última quinta-feira, 3, na Reitoria. Ângela Maria Paiva Cruz contextualizou o papel da UFRN nas ações do Pacto Zika Zero no RN e reiterou o pedido de apoio às lideranças dos técnico-administrativos às ações da Universidade contra o Zika vírus, sobretudo nas unidades hospitalares.

O pacto foi firmado entre as instituições de ensino superior e a rede escolar de educação pública com o Ministério da Educação (MEC) e o da Saúde (MS), para combater os focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças viróticas, como dengue, Zika vírus, chikungunha, febre amarela e microcefalia.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e a Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), em Natal, junto com o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huol) participam de atividades coordenadas pelo Comitê Geral do RN para o Pacto Zika Zero, presidido pela pesquisadora e pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

 

Incidência

Região epicentro da maior quantidade de casos de microcefalia, médicos, pesquisadores e professores dos hospitais universitários do Nordeste, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se reuniram em Natal nessa quinta-feira, para definir estratégias de combate e de enfrentamento à microcefalia.

AGECOM – Universidade Federal do Rio Grande do Norte