Nesta quarta-feira, 9 de março, das 10h às 16h, a Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha, sedia debate com representantes do Ministério da Educação (MEC) e da comissão de especialistas que atua na elaboração da proposta da Base Nacional Comum Curricular de língua portuguesa.
Prevista na Constituição Federal e no atual Plano Nacional de Educação, a criação de uma referência nacional para escolas, municípios e estados elaborarem suas propostas curriculares teve início em 2015. Após a elaboração de uma versão preliminar por uma comissão de mais de 100 especialistas e assessores de todo o país, o documento passa agora por consulta pública, recebendo sugestões individuais e coletivas que, no segundo caso, podem ser enviadas pelas redes de ensino e por organizações da sociedade civil.
O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão da Faculdade de Educação da UFMG, é responsável pela coordenação institucional do processo de elaboração da Base, além de participar da elaboração da proposta do componente curricular de língua portuguesa, que integra a área de linguagens.
CEDECOM – Universidade Federal de Minas Gerais