Em decorrência do trágico falecimento do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ocorrido na manhã dessa segunda-feira (2), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) indicou luto de três dias às suas 63 universidades.
Por meio de nota de pesar, a Associação afirmou que “o sentimento compartilhado por todos (as) os (as) reitores (a) das universidades públicas federais, neste momento, é acompanhado de absoluta indignação e inconformismo com o modo como o reitor Cancellier foi tratado por autoridades públicas, ante a um processo de apuração de atos administrativos, ainda em andamento e sem juízo formado”.
Ainda de acordo com a nota da Andifes, “é inaceitável que pessoas investidas de responsabilidades públicas de enorme repercussão social tenham a sua honra destroçada em razão da atuação desmedida, onde se confunde aplicação da lei com humilhação por meio da lei”.
Luis Carlos Cancellier de Olivo tinha 60 anos e era natural de Tubarão. Formou-se em Direito (1998), concluiu mestrado em Direito (2001) e doutorado em Direito (2003), sempre pela UFSC, e trabalhou como jornalista em “O Estado” (Florianópolis) e em Brasília, assessorando parlamentares catarinenses.
Cancellier tem livros e artigos publicados sobre temas jurídicos e exercia uma série de atividades ligadas ao Direito Administrativo e à Administração Pública.