Pesquisa do IBGE aponta que o número de idosos a partir de 60 anos no Brasil subiu de 9,8%, em 2005, para 14,3%, em 2015. Considerando esse aumento e os cuidados especiais exigidos por essa parcela da população, a UFF oferece ao público da terceira idade o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores (Casic).
O centro de atendimento ambulatorial conta com profissionais de enfermagem, cardiologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, farmácia, psicologia, acupuntura, auriculoterapia, esparadrapoterapia e massoterapia para consultas individuais. Além disso, também são oferecidas oficinas em grupo para cuidadores, estimulação cognitiva de idosos, informática, música, educação em saúde e diabetes, fisioterapia e psicologia.
Situado na área do Mequinho, a estrutura do centro é dividida em quatro consultórios individuais para os idosos e seus cuidadores, uma sala de reuniões e oficina para atendimentos em grupo, além de secretaria e recepção, sala da direção e um pequeno espaço externo para atividades ao ar livre para estimulação cognitiva dos idosos com demências. “Vale destacar que os idosos acamados ou com dificuldades locomoção podem receber visitas em suas casas de enfermeiros, assistentes sociais e nutricionistas do Casic”, ressalta a professora de enfermagem e vice-coordenadora do centro, Mirian Lindolpho.
Criado em 1998, o Casic teve início a partir de um Projeto Extensão intitulado “A Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e Seu Cuidador”. Em 2007, tornou-se um programa de extensão e, em 2014, um centro de referência em extensão que funciona como campo de ensino teórico-prático para alunos do 4º e 8º períodos matriculados nos cursos de graduação em Enfermagem e Farmácia, bem como mestrado e doutorado da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Nutrição da UFF.
A UFF tem o compromisso de colocar suas competências a serviço da sociedade de forma inter e transdisciplinar. Considerando que o número de idosos aumenta rapidamente, contribuir para que essas pessoas mantenham sua autonomia é uma forma de colaborar para o aumento de sua qualidade de vida e para a saúde da sociedade de um modo mais amplo”, Antonio Claudio da Nóbrega.
Além do corpo docente, a equipe do Casic é formada por dois enfermeiros, um cardiologista, e uma assistente social da Escola de Enfermagem. Existem outros profissionais voluntários – alunos do curso de mestrado e doutorado em Enfermagem e Nutrição e quatro nutricionistas, três fisioterapeutas, uma farmacêutica, três acupunturistas, uma fonoaudióloga, duas psicólogas e uma educadora física.
Para o vice-reitor e médico, Antonio Claudio da Nóbrega, a atenção à saúde integral é essencial, pois aborda o indivíduo de uma forma ampla e considera o conceito de saúde não como somente ausência de doença, mas como o estado de bem-estar bio-psico-social. “A UFF tem o compromisso de colocar suas competências a serviço da sociedade de forma inter e transdisciplinar. Considerando que o número de idosos aumenta rapidamente, contribuir para que essas pessoas mantenham sua autonomia é uma forma de colaborar para o aumento de sua qualidade de vida e para a saúde da sociedade de um modo mais amplo”, pontua.
Segundo a vice-coordenadora, cerca de 3200 idosos, entre homens e mulheres, estão cadastrados na unidade, que oferece todos os seus serviços gratuitamente à população. O centro também realiza oficinas informativas para a comunidade com temas de interesse aos cuidadores, como a Oficina de Cuidadores de Idosos, de Demência e de Primeiros Socorros aos Idosos.
Mirian destaca a importância do atendimento para a população menos favorecida que, de outra forma, talvez não pudesse ter acesso a um serviço tão integrado e de qualidade. “Uma tese defendida em fevereiro 2017 constatou que a renda média dos cuidadores e dos idosos que buscam a unidade está em torno de três salários mínimos. Além disso, o Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE), e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) são parceiros do Casic na manutenção da qualidade da assistência de enfermagem oferecida à população”, explica a professora.
De acordo com o enfermeiro Rafael da Silva Soares, para ser atendido no Casic, o interessado deve ser idoso ou cuidador de idosos e apresentar-se na unidade para agendamento, munido de documento de identidade e CPF. “O primeiro atendimento é sempre uma consulta de enfermagem. Os outros serão realizados de acordo com as necessidades de cada indivíduo”, finaliza.