CONAPE se reúne nessa quarta-feira, com o tema “Em defesa da Universidade Pública e da Democracia”

Como parte da agenda de reuniões da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), acontecerá no dia 28 de março de 2018, a Conferência livre na UFMG, que terá como alguns dos objetivos não só a promoção da difusão e do debate sobre o conteúdo temático do Documento Referência da Conape 2018, especialmente os desafios da educação superior e o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional; como também fazer a denúncia das atitudes arbitrárias da justiça e da Polícia Federal cometidas na UFSC e na UFMG.
 
A reunião terá como participantes, entidades do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), ex-dirigentes da UFMG, ex-ministros da Educação, educadores e educadoras; lideranças partidárias e lideranças dos movimentos sociais; intelectuais e artistas. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) será representada pela reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Sandra Goulart.

Atividade: Conferência Livre da Educação Superior promovida pelo FNPE com o tema “Em Defesa da Universidade Pública e da Democracia”.

Organização: Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), composto por mais de 30 entidades nacionais.

Participação: Dirigentes Universitários; Dirigentes das Entidades Nacionais do campo educacional; ex-ministros, parlamentares, estudantes, educadores e a comunidade acadêmica em geral.

Local e Horário: Auditório CAD 1, na UFMG – Av. Antonio Carlos, 6627, Belo Horizonte/MG. A partir das 18h30.

Inscrições: no local

Sobre as Conferências Livres no âmbito da CONAPE

As conferências preparatórias e livres são espaços, autoconvocados e autogeridos, de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participar do debate sobre educação e contribuir para a construção da Política Nacional de Educação no contexto da CONAPE.

Objetivos

Promover a difusão e o debate sobre o conteúdo temático do Documento Referência da CONAPE 2018, especialmente os desafios da educação superior e o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional.

Potencializar a divulgação, mobilização e inclusão de novos atores nas etapas ordinárias da CONAPE.

Promover o diálogo e estimular a participação de todas as entidades e pessoas interessadas, independente de virem ou não a ser delegadas, que podem e devem debater a educação nacional, dizer seus sonhos e influenciar as deliberações das conferências em suas etapas municipal e/ou intermunicipal/regional, estadual/distrital e nacional.

Denunciar as atitudes arbitrárias da justiça e da Polícia Federal cometidas na UFSC e na UFMG.

Fornecer subsídios para os debates nas etapas ordinárias da CONAPE, especialmente no tocante ao fortalecimento do sistema de pesquisa e produção de conhecimento e inovação, com investimentos estáveis nas universidades públicas diante de seu caráter estratégico para o desenvolvimento e a soberania nacional.

PROGRAMAÇÃO

18h – Acolhimento.

Coordenação dos Trabalhos: Coordenação do FNPE e um/a Representante da UFMG.

19h – Abertura, contextualizando a realização da Conferência Livre da CONAPE 2018 e boas vindas por parte das entidades locais (DCE, Sindifes, APUBH, Sinpro-MG).

19h20 – Intervenções das entidades nacionais com assento no FNPE: UNE, ANPG, CONTEE, PROIFES, FASUBRA, SINASEFE, FORUNDIR, ANPED, ANPAE, ANFOPE, CEDES, ANDIFES, CONIF, FINEDUCA, REDE ESTRADO.

20h20 – Saudação de autoridades presentes (deputados/as federais e ex-ministros presentes).

21h20 – Intervenções do Ex-reitor Jaime e da Reitora Sandra.

21h40 – Fala do Governador Fernando Pimentel.

22h – Agradecimentos e encerramento (Coordenação dos trabalhos).

Fonte: Comitê local de Organização da Conferência – FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO