O lançamento do livro “TVU, Canal 11 – A primeira TV Educativa do Brasil”, que conta em detalhes o nascimento da primeira TV educativa do país, será no dia 9 de julho, às 17h, no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, no bairro de Santo Amaro. O lançamento, que será prestigiado pelo reitor Anísio Brasileiro, faz parte das comemorações dos 50 anos da TV Universitária.
Escrito pela jornalista Maria Clara Angeiras, também publicitária e funcionária do Núcleo desde 1994, o livro é fruto do estudo realizado durante seu mestrado em Educação na UFPE. Além de forte carga de pesquisa bibliográfica, a publicação traz imagens de registro, atas de reunião, entrevistas e uma série de detalhes políticos e comunicativos da época. O ano era 1968, o homem decolava rumo à Lua, enquanto aqui, em terras brasileiras, instituía-se o AI 5, suspendendo os direitos democráticos e impondo censura a toda forma de expressão, principalmente aos meios de comunicação. Neste cenário improvável nascia a primeira TV educativa do Brasil, em Pernambuco, a TV Universitária (TVU), canal 11.1.
CURRÍCULO – Jornalista e publicitária pela UFPE, com MBA em Marketing Estratégico (2003) e mestrado em Educação com foco em Comunicação (2015), Maria Clara Angeiras é servidora da UFPE desde 1994 no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), onde já ocupou os cargos de representante setorial de Extensão da TV e das Rádios FM e AM, coordenadora de Programação e gerente de Produção e Jornalismo na TVU. Atualmente, produz e dirige programas na TV e na Rádio Universitária FM. Também trabalhou na TV Tribuna/Band, Estação TV/Canal 14, TV Clube/Record e Fundação Roberto Marinho, como coordenadora do Canal Futura em Pernambuco. Desenvolve projetos audiovisuais com produtoras de vídeo, empresas e instituições, em diversas realizações na direção de documentários, DVDs e videoclipes.