O Prof. Rafael Ferreira da Silva, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará, traduziu dois livros da escritora italiana Grazia Deledda. As obras A mãe do padre e As indecisões de Elias Portòlu foram traduzidas do italiano para o português pela editora NOR.
Primeira mulher italiana a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1926, Grazia Deledda nasceu em 27 de setembro de 1871, em Nuoro, na região da Sardenha, e morreu em 15 de agosto de 1936, em Roma. A região onde nasceu foi destaque nas obras da autora, que também tinha interesse em temas relacionados a paixão, desejo, pecado e culpa.
Em A mãe do padre, o vilarejo de Aar, no interior da Sardenha, é pano de fundo do drama de um jovem padre que sai de casa às escondidas e é seguido pela mãe, que descobre a farsa da vocação do filho.
Já em As indecisões de Elias Portòlu, a escritora italiana narra o drama de Elias Portòlu ao retornar a Nuoro, na região da Sardenha, e se apaixonar pela noiva de seu irmão.
Os dois romances traduzidos pelo Prof. Rafael Ferreira estão à venda em formato e-book no site da editora (https://bit.ly/2L1p3Cv) e de livrarias on-line.
Fonte: Prof. Rafael Ferreira, do Departamento de Letras Estrangeiras – e-mail: rafael.ferreira@letras.ufc.br