No próximo dia 21 de novembro o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, mais conhecido por Hospital das Clínicas, da Universidade Federal da Bahia, completa 70 anos de existência. Sua trajetória é dedicada ao ensino, pesquisa e assistência à saúde pública na Bahia, considerado um dos maiores Hospitais públicos do Estado. Possui um quadro de profissionais de referência, com reconhecimento nacional e internacional.
Para marcar esta data tão importante para os 2585 profissionais e os mais de 2.148.547 pacientes cadastrados hoje no Hospital, estão programadas diversas atividades entre os dias 21 e 23 deste mês. No dia 21, às 19h30, no Salão Nobre da Reitoria, acontecerá a abertura oficial do Congresso com a cerimônia em comemoração aos 70 anos e entrega da “Medalha Professor Roberto Santos”, com a finalidade de homenagear personalidades que contribuíram para a valorização institucional, social e acadêmica do Hospital.
No dia 22, às 9h, serão inaugurados seis serviços, que incluem a abertura de novas unidades, ampliações e reformas de obras: a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica; os Serviços de Ecografia, Dopler Vascular e Transesofágico; a Unidade de Processamento de Material Esterilizado; Unidade de Laboratório de Análises Clínicas; Unidade de Internação 1C e a passarela de interligação do CPPHO ao AMN.
Nos dias 22 e 23 acontece o II Congresso do Complexo Hupes, com uma vasta programação para os 1500 inscritos, entre usuários, estudantes e profissionais de diversas áreas. Com o tema “A importância da assistência multiprofissional na saúde”, o evento tem como premissa ser um momento inclusivo e de construção coletiva, visando criar um ambiente de discussão ampliada entre os diferentes membros de sua comunidade, favorecendo um cuidado integral, humanizado e de qualidade aos pacientes. Mais informações estão disponíveis no site http://www.2congressohupes.ufba.br/.
Hupes é um Hospital de ensino que recebe todos os anos mais de 3 mil alunos de graduação. Por ano, são aprovados, em média, 90 projetos de pesquisas. Possui 37 programas de residências médicas e 8 multiprofissionais que atuam nas áreas da psicologia, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, farmácia e serviço social. Em 2018 ingressaram no Programa 309 médicos residentes e 46 residentes multiprofissionais lato sensu, além de 104 alunos de mestrado e doutorado.
É referência na Bahia em média e alta complexidade com atendimento 100% SUS. Atualmente possui 277 leitos e atende as mais de 46 especialidades médicas. Em 2017 realizou aproximadamente 2 milhões de procedimentos diagnósticos e consultas, 768 mil exames, 3694 cirurgias de média e alta complexidade e 8620 internações.
São inúmeras áreas com atendimento especializado e único no estado, dentre os quais destaca-se a Oncohematologia, sendo o único hospital público do estado a realizar transplantes de medula óssea. Para o superintendente, Professor Antônio Carlos Lemos, mesmo com tantas dificuldades que a gestão enfrenta para manter o hospital funcionando, com tamanha complexidade e com peculiaridades que o sistema público possui, esta data é motivo de comemoração pela sua importância para os usuários do SUS e pelos resultados alcançados nos últimos quatro anos. “Só tenho a agradecer a toda nossa equipe que faz deste Hospital ser essa referência de qualidade no serviço público para os baianos”, enfatiza Prof. Lemos.