Cerimônia de posse dos novos reitor e vice-reitor da UFF
Crédito da fotografia: Divulgação
No dia 27 de novembro de 2018, o novo reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, assinou o termo de posse para seu mandato do próximo quadriênio (2018-2022). A cerimônia oficial no Ministério da Educação foi uma celebração da escolha da comunidade interna da UFF, que elegeu Antonio Claudio como reitor e Fabio Passos como vice-reitor. Membros da universidade e autoridades presentes exaltaram o papel estratégico da UFF no estado do Rio de Janeiro, a capacidade de liderança da nova gestão e a importância do investimento em educação para o desenvolvimento nacional.
“Essa é uma cerimônia individual, mas o que importa é a UFF”. Com essa fala, o novo reitor deu o tom que pretende imprimir em seu mandato, defendendo uma administração pública que preze pela eficiência interna, transparência, diálogo com os diversos segmentos, valorização humana, otimização dos gastos e planejamento estratégico.
“Depois de ter entrado como aluno de graduação, é uma grande honra administrar a UFF. Temos pretensões audaciosas de colaborar com o desenvolvimento nacional e promover políticas de inclusão social. Nossa missão é produzir conhecimento de alto valor agregado para gerar avanços para o Brasil”, afirmou o reitor da UFF.
A solenidade marca a transição da administração da universidade. O ex-reitor, Sidney Mello, agradeceu ao Ministério da Educação pelo apoio nos últimos quatro anos. O ensino superior federal passou por um período turbulento, de progressivos cortes nos investimentos. “Soubemos vencer os obstáculos que se apresentaram e estamos muito mais fortes em 2018. A UFF vem em trajetória ascendente e cresce em excelência e qualidade. Deixo a reitoria, mas continuo perseguindo meus sonhos e trabalhando pela educação do Brasil. Meu desejo maior é que Antonio Claudio e Fabio tenham sucesso na nova gestão”.
O deputado federal representante da bancada do Rio de Janeiro, Hugo Leal, prestigiou a posse de Antonio Claudio. Ele fez questão de reconhecer o trabalho de organização da gestão realizado nos últimos anos. Além disso, destacou a conquista de uma emenda impositiva da bancada do Rio de Janeiro para a construção do prédio da Faculdade de Medicina. “É um esforço coletivo dos parlamentares para manter a excelência e expandir de forma responsável. Pessoalmente, faço questão de alocar emendas na UFF pela qualificação de sua pesquisa”, disse o deputado.
A deputada federal Soraya Santos parabenizou o novo reitor e enfatizou a importância das instituições públicas de nível superior como lugar de desenvolvimento tecnológico, inclusão social e de liberdade de pensamento. “A UFF foi a minha universidade. É na área pública que se dá referência de valores e conteúdo. Aqui, temos a prática de respeitar o dissenso de forma ordeira e civilizada. Espero que essa conduta seja uma luz para muitos outros se inspirarem”, afirmou Soraya.
A cerimônia foi conduzida pelo Secretário Executivo do MEC, Henrique Sartori de Almeida Prado, com a presença de Mauro Luiz Rabelo, da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), dos deputados federais Hugo Leal e Soraya Santos, do reitor da Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, do reitor da UFES e presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte, além da comitiva da UFF com Sidney Mello e o vice-reitor, Fabio Passos.