A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza nesta semana, no Campus Umuarama, uma campanha de testagem de sangue para detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites virais. Os testes têm resultado em 15 minutos e estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica e para a população em geral. No entanto, é necessário ter mais de 12 anos de idade.
A atividade é uma extensão do projeto de pesquisa sobre o perfil epidemiológico geral e bucal de transgêneros, desenvolvido pelo pesquisador Sérgio Ferreira Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
A testagem, rápida e gratuita, é uma parceria com o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids para levar até à população a possibilidade de conhecer seu status sorológico.
Os testes estão sendo feitos no Centro de Convivência do Campus Umuarama nos seguintes dias e horários: terça-feira, das 9h às 16h; quarta-feira, das 13h às 16h e na sexta-feira, das 9h às 13h.
Além das testagens, serão realizadas duas palestras. Na terça (27/11), às 17h, no Bloco 8C do Campus Umuarama, o médico infectologista José Humberto Caetano Marins, do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU) e do Ambulatório Municipal de Infectologia Herbert de Souza ministrará a palestra “Epidemiologia do HIV”. Na quinta, 29/11, também às 17h, no Bloco 4K do mesmo campus, o tema será “Cidadania e direito dos transgêneros”.