No dia 19 de novembro, a reitora Cláudia Marliére recebeu a diretora do Instituto Confúcio da Puc-Rio, professora Qiao Jianzhen, para uma reunião sobre uma cooperação entre UFOP e a China. A professora foi a responsável por intermediar o contato com a Hebei Geo University, instituição chinesa que demonstrou interesse em estabelecer parcerias com a UFOP, tendo a área de Geologia como foco inicial.
O primeiro encontro entre os representantes das duas instituições ocorreu em julho, em Beijing, durante a participação da coordenadora de Assuntos Internacionais (CAINT) da UFOP, Jaqueline Pinheiro Schultz, no Seminário de Língua e Cultura Chinesa para Brasileiros, promovido e financiado pelo Ministério do Comércio da China. Na ocasião, a professora Qiao Jianzhen apresentou o Instituto Confúcio e suas atividades, além da proposta de convênio e os requisitos para o estabelecimento de um Instituto. Além disso, Qiao sinalizou a possibilidade de envio de um professor de chinês para a UFOP a partir do segundo semestre de 2019.
Para a Jaqueline, a experiência na China foi uma excelente oportunidade para conhecer o país, aumentando o entendimento sobre a cultura chinesa, o que possibilitará uma maior aproximação em nível acadêmico entre as Instituições. A partir das reuniões, foi possível apresentar a UFOP para potenciais parceiros e iniciar contatos para futuras parcerias. “A China tem uma cultura e um povo incríveis e foi uma honra conhecer toda a grandiosidade do país de perto. O Brasil e a China ainda precisam se conhecer mais e, os dois países, com todas as suas peculiaridades, podem contribuir muito um com o outro, não somente em relação à economia, mas também à educação, pesquisa e tecnologia”, aponta.
A parceria é de grande relevância para a Universidade, conforme ressalta a reitora Cláudia Marliére: “Nós da Reitoria avaliamos que é grande o interesse da UFOP pela troca cultural e de conhecimento entre ambos os países, além da busca por uma maior integração via pesquisa.” Também participaram da reunião o Vice-reitor Hermínio Nalini Arias Jr., o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sérgio Aquino, o Vice-diretor da Escola de Minas, professor Hernani Mota de Lima e o chefe do Departamento de Geologia, professor Marco Fonseca.
Instituto Confúcio – é uma organização educacional pública vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China cujo objetivo é promover e divulgar a língua e a cultura chinesa, bem como facilitar os intercâmbios culturais. O nome do Instituto dá-se em homenagem ao notável pensador chinês, Confúcio. Há mais de 300 Institutos Confúcio espalhados pelo mundo e eles são a principal porta para cooperação acadêmica com a China. No Brasil, suas atividades estão presentes nas seguintes instituições: Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Brasília (UnB), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para mais infomações, clique aqui.