Os textos presentes no livro são uma amostra das discussões promovidas nos eventos, quando se defendeu o direito das crianças a viverem a infância de modo livre e curioso, descobrindo o mundo da cultura e da natureza, com tempo para a descoberta e para a experimentação.
A obra está organizada de acordo com os eixos que estruturaram o Congresso e o Seminário: Eixo 1 – Políticas públicas para a Educação Infantil e para a infância; Eixo 2 – Tempos, espaços, relações e infâncias: bases epistemológicas; Eixo 3 – Formação docente; Eixo 4 – Práticas pedagógicas: culturas infantis e produção cultural para e com os bebês e as crianças; Eixo 5 – Infâncias, crianças, diversidade e diferenças. Além disso, há uma seção especial em que constam a abertura e uma homenagem feita a Mário de Andrade, em comemoração aos 80 anos de fundação da primeira rede de Educação Infantil no País, na cidade de São Paulo, em 1935.
“Acreditamos que o debate proposto pelos textos desafia e enriquece a compreensão que temos da educação da pequena infância e ilumina práticas que proporcionam a formação de ‘crianças para brilhar e não para morrer de fome'”, destacam as autoras na apresentação da obra. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da EdUFSCar.