Com o objetivo de apoiar empreendedores da cidade de Poços de Caldas que necessitam de suporte para consolidar ideias e projetos no desenvolvimento de micro e pequenas empresas, a UNIFAL-MG celebrou convênio com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas para oferecer o serviço de incubação de empresas. O termo foi assinado nesta quarta-feira, 30/01, pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e pelo prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo.
A proposta é uma expansão da experiência da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG, a NidusTec, vinculada à Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, que desde 2015, proporciona a empreendedores de Alfenas condições apropriadas para funcionamento de suas empresas. “A Universidade tem um potencial muito de se tornar um grande parque tecnológico de inovação”, destacou o reitor durante a reunião para assinatura do convênio.
“É o início de um projeto que tenho certeza que será um grande sucesso”, disse o prefeito. “Poços de Caldas, hoje, é uma cidade universitária. Precisamos investir cada vez mais nisso”, completou Sérgio Azevedo.
As normas e editais de funcionamento da incubadora serão de responsabilidade da UNIFAL-MG, bem como a disponibilização de área física para a instalação. Já o município deve propor os instrumentos legais que garantirão a viabilidade do programa de incubação e disponibilizar pessoal para o funcionamento da incubadora.
“A expectativa é de que já no início de março seja aberto edital de seleção para os projetos de pré-incubação em Poços de Caldas, viabilizando a captação de ideias e a integração com a comunidade local e outras instituições de ensino”, destacou a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, professora Izabella Carneiro Bastos. A proposta prevê também a abertura, em agosto, do edital para selecionar as empresas do programa de incubação.
Sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica
Criada em 2015 em Alfenas, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unifal-MG oferece três programas de auxílio aos empreendedores: ideação, pré-incubação e incubação. O primeiro trabalha com workshops para aprimoramento de ideias, motivando a iniciativa empreendedora. Outro programa, a pré-incubação, possui modelagem de negócio, modelagem financeira e validação de ideias e o desenvolvimento das habilidades do negócio, com foco na capacitação do profissional para futuro empreendimento.
Já o programa de incubação é para empreendedores que possuem seus projetos mais maduros e precisam de ajuda para sua consolidação. O objetivo é desenvolver novas micro ou pequenas empresas, auxiliando durante todas as etapas do processo. São oferecidos diversos serviços como suporte gerencial e empresarial nas áreas de gestão, mercado, finanças, tecnologia e desenvolvimento pessoal do empreendedor, além de possibilitar que os projetos incubados usufruam de toda infraestrutura da Universidade a custo reduzido.
Durante a assinatura do convênio, o vice-prefeito Flávio Faria mencionou a importância de novos investimentos. “Investir em tecnologia e inovação é fundamental para o nosso município. Temos grandes perspectivas para avançar na geração de empregos”, disse.
Colaboração: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG