Enquanto se prepara para o início do semestre letivo regular, a Universidade de Brasília recebeu, nesta quinta-feira (21), estudantes que já retomaram o ritmo de aulas em 2019. Cerca de duzentos alunos de três escolas de ensino médio do Distrito Federal participaram da terceira edição da Conversa com a reitora, evento organizado pelo Decanato de Extensão (DEX) da UnB para aproximar esse público da instituição.
Na oportunidade, adolescentes e professores puderam conhecer melhor a Universidade, tirando dúvidas sobre formas de ingresso, auxílio estudantil e outros assuntos. Além da reitora Márcia Abrahão, estiveram a postos para interagir com o público a decana de Extensão, Olgamir Amância, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, e a diretora de Inovação e Estratégias, Symone Jardim, representando o Decanato de Ensino de Graduação (DEG).
As escolas participantes desta edição foram o Colégio Vitória e o Centro de Ensino Médio 01, ambos do Gama, e o Centro de Ensino Médio 310, de Santa Maria. Este último trouxe a intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) Arlete Petronilho para auxiliar na inclusão de alunos surdos na conversa.
Lorrany Souza, aluna do CEM 01 do Gama quis saber sobre o procedimento a ser adotado caso o estudante universitário não se adapte ao curso para o qual foi aprovado. Symone Jardim explicou que há editais internos na UnB que oferecem alternativa de mudança de curso, mas lembrou que há uma série de requisitos a serem preenchidos, como, por exemplo, ter cursado pelo menos um ano da graduação escolhida no processo seletivo.
Em resposta a outro aluno, o decano Ileno Izídio esclareceu que as vagas em apartamentos na Casa do Estudante Universitário (CEU) são destinadas a qualquer universitário que tenha vindo de outro estado e que comprove perfil socioeconômico para receber o benefício. A Universidade também oferece outras modalidades de assistência considerando condições de moradia, como auxílio-transporte e pecúnia.
Para a professora Ângela Ferreira, do CEM 310, o canal aberto pela Conversa com a reitora cumpre o papel de mostrar aos alunos que entrar em uma instituição de ensino superior pública é um objetivo ao alcance. “Para nós, que estamos na periferia, é extremamente importante mostrar que a universidade é palpável”, considera.
Professor na mesma escola, Levi de Lima também busca compartilhar essa certeza com seus alunos. Para isso, a cada sábado, ele promove aulas que exploram as obras selecionadas para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
A reitora Márcia Abrahão crê que a experiência proporcionada a cada estudante que participa do evento de extensão fortalece os laços da Universidade com a juventude. “Cada vez que um aluno vem, ele conta para outro e outro. Isso incentiva cada vez mais jovens a fazerem o PAS e o Enem para ingressar na UnB”, diz.
Animada com a continuidade do projeto, a decana do DEX, Olgamir Amância, planeja que as próximas edições da Conversa com a reitora sejam ainda mais acolhedoras. “Esse evento de hoje ainda segue o desenho das duas primeiras edições, mas a partir do quarto nós preparamos um outro formato. Traremos os alunos para um almoço, guiaremos uma visita pelo campus e depois a conversa com a reitora. A cada melhoria, há mais interesse por parte das escolas em participar”, afirma.
Instituições interessadas em participar da Conversa com a reitora devem enviar e-mail para eventosddir@gmail.com. A escola é inscrita em uma lista de espera. Tão logo haja previsão de novo evento, o DEX entra em contato.