UTFPR assina acordo internacional de pesquisa com mais quatro instituições

Nesta quinta-feira, dia 04, foi firmado um acordo de pesquisa científica colaborativa entre a UTFPR, a Universidade de Laval de Quebec (Canadá), o Hospital Erasto Gaertner, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark). O objetivo é realizar ações acadêmicas, científicas e de projetos de pesquisa em conjunto nas áreas de Ciência e Engenharia, especialmente em Biomateriais, para retorno a área da Saúde.

O evento foi realizado no Instituto de Bioengenharia do Hospital Erasto Gaertner em Curitiba e contou com a presença da vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, do pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Douglas Renaux, do professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica do Câmpus Curitiba da UTFPR, João Antônio Palma Setti, do pesquisador no Núcleo de Manufatura Aditiva e Ferramental (Nufer) do Câmpus Curitiba da UTFPR, José Foggiatto, do diretor do Laboratório de Biomateriais e de Bioengenharia da Universidade de Laval, Diego Mantovani, do superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, do presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, e da vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz.

A vice-reitora Vanessa ressaltou a importância deste acordo para a sociedade. “Queremos fazer algo melhor e melhorar a saúde das pessoas. Precisamos desta ‘corrente do bem’ para que avencemos ainda mais em pesquisa e tecnologia”, destaca.

O pesquisador Canadense, Diego Mantovani, também acrescentou que não é fácil encontrar parcerias dispostas com a causa. “Estamos muitos felizes com este acordo que representa um sonho social que contribuirá com inúmeras pesquisas”, afirma.

O superintende do Hospital, Adriano Lago, enalteceu a assinatura desta Carta de Colaboração. “Tudo que fazemos é pelo paciente. Assinaturas como essa, mostram que com coisas simples podemos melhorar a qualidade destes pacientes”.