UFF – Prefeitura e Universidade irão restaurar o Cine Icaraí

Comitiva de imprensaA institucionalização da colaboração entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói vai deixar um legado histórico na área de cultura, música, artes, comunicação e audiovisual para a cidade. Em reunião dia 11 de abril, o prefeito Rodrigo Neves e o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, anunciaram a restauração do Cinema Icaraí, aparelho cultural histórico da cidade, e a finalização dos prédios e laboratórios do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS). O valor estimado a ser investido pela prefeitura na conclusão das obras gira em torno de R$ 35 milhões de reais.

Os empreendimentos buscam estreitar as trocas entre Prefeitura e Universidade para atender a duas demandas de longa data da população municipal e dos estudantes da UFF. A tão aguardada reforma do Cinema Icaraí irá oferecer mais opções de lazer, cultura e cidadania. Além disso, o espaço será sede oficial da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF. Já o término da construção do IACS vai ao encontro de demandas dos estudantes e docentes por espaços de ponta para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esse é um momento de muita felicidade e celebração. A colaboração com a Prefeitura Municipal ganha um novo patamar, com visão e planejamento de longo prazo para a execução de projetos nas áreas de saúde, cultura, educação, cidadania e sustentabilidade. “Essa parceria com a Prefeitura é muito significativa. Mostra grande capacidade de articulação e de realização mesmo em tempos de restrição orçamentária. É um momento histórico que vai beneficiar muito nossos estudantes e a população. Estamos muito empolgados com as perspectivas”, celebrou Antonio Claudio.

O Prefeito de Niterói e ex-aluno de Ciências Sociais da UFF, Rodrigo Neves, enfatizou que o investimento busca retornos imediatos para a cidade. Niterói tem o objetivo de se tornar um grande pólo da produção de audiovisual no Brasil. “Damos partida a uma colaboração histórica com a universidade. Teremos uma resposta direta no desenvolvimento social, cultural e econômico local. Vamos fazer um esforço enorme em conjunto com a UFF para compor a vanguarda da economia criativa nacional”, enfatizou Rodrigo.

Investimento

A formalização dos termos do acordo acontecerá em maio de 2019. Então, as equipes técnicas vão estudar os projetos e a previsão de início das obras é novembro deste ano. A estimativa da Prefeitura é de um aporte inicial de R$ 35 milhões para a condução da revitalização do Cinema Icaraí, prédio histórico da cidade, e conclusão das obras do IACS.

O diretor do IACS, Kleber Santos de Mendonça, comemorou a notícia do convênio para conclusão das obras. “É um desejo muito grande dos 3500 alunos, 150 professores e dos 60 técnicos administrativos de a gente ter um espaço à altura da competência de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos no instituto. A perspectiva de conclusão do prédio num horizonte próximo é muito auspiciosa para a gente. O IACS se sente reconhecido pela nossa missão de formar cidadãos conscientes, críticos e propondo uma sociedade mais justa”, afirmou Kleber Mendonça.

O Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) possui as graduações de Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual – Bacharelado, Cinema e Audiovisual – Licenciatura, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Estudos de Mídia, Jornalismo e Produção Cultural.