Temas como a reforma da previdência, que tramita no congresso nacional, levantam o debate sobre a importância das instituições públicas no exercício da democracia. Afinal, quais seriam seus papeis e como devem agir para garantir os direitos do cidadão?Em “Algernon Sidney: um pensador republicano do século XVII” (Eduff), Luís Falcão contribui para o debate ao apresentar o perfil intelectual do pensador inglês que uniu duas fontes teóricas opostas: do direito natural moderno, retirou as bases da natureza humana; da lei da natureza e do contratualismo; de Maquiavel, a virtude, as formas de governo, o conflito e a expansão.
Um resgate do pensamento moderno, o lançamento da Eduff não se limita a ser uma biografia de Sidney. Ao contrário, a proposta é estudar e apresentar a teoria política desse pensador pouco conhecido na América Latina. De acordo com Luís Falcão, a importância de Sidney se dá justamente por ser ele o precursor da união de dois conceitos até então vistos como distintos: “os direitos universais e as instituições [públicas] republicanas”.
E como garantir esses direitos universais a todos os cidadãos? Para o pensador inglês, não é por meio de um Estado forte e centralizado com instituições autoritárias, mas pelo estabelecimento de instituições públicas e políticas que possam frear o autoritarismo e, portanto, um possível governo tirano.
A participação política também é fundamental para o pleno exercício da cidadania e para evitar o autoritatismo. “Um dos ideais teóricos do Sidney e da tradição republicana, está na ideia de participação cívica. E isso não é votar no primeiro domingo de outubro a cada dois anos. Participação cívica é sempre estar acompanhando os acontecimentos do dia a dia”, explica Luís Falcão.
Sobre o autor:
Luís Falcão é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj. É professor adjunto do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFF.
Contatos para entrevistas (favor não divulgar):
Luís Falcão – luisfalcao@id.uff.br
Seção de Comunicação e Eventos da Eduff
(21) 2629-5290 e 2629-5289
Ficha técnica:
Livro: “Algernon Sidney: um pensador republicano do século XVII”
Autor: Luís Falcão
Páginas: 292
ISBN: 978-85-228-1333-9
Eduff
Ano: 2019
Idioma: Português
Preço: R$ 50