O projeto de extensão Ciências Articuladas em Baixa Grande, Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, realizou Feiras de Ciências e oficinas no município de Baixa Grande na última semana do mês de maio. As oficinas contemplaram os seguintes temas: origem do Universo, Cosmogonias e Modelos Científicos, Dialogando sobre Física e Arte, e Brincando de ser Físico. A população do município teve ainda a oportunidade de participar da observação astronômica com telescópio na praça da Matriz, e das demonstrações de experimentos nas Feiras Livres de Baixa Grande e da comunidade de Italegre.
Fruto de uma cooperação técnica entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e o Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet (CEJRP) realizada em 2018, o projeto objetiva articular um conjunto de atividades de pesquisa e de extensão nas diversas áreas do conhecimento, como por exemplo: astronomia, biologia, física, agroecologia, etnoconhecimento, etc.
Segundo o professor da UFRB e coordenador do projeto, Juliano Campos, são utilizadas várias formas de efetivação das atividades, como palestras, teatro, cursos, oficinas, exposições, visitas aos colégios e comunidades de agricultores familiares, etc. “Os experimentos impactaram a comunidade participante das feiras livres, gerando muitos questionamentos e espanto nos presentes. Por fim, realizamos observações astronômicas na praça principal da cidade, mostrando que a ciência tem que ir onde o povo está”, destacou.