A variedade de pesquisas em andamento na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai se tornar mais conhecida. A seção UFSB Ciência, que entrou on-line no portal institucional nesta quarta-feira (24), vai apresentar as informações de forma acessível. A iniciativa conta com a colaboração da Assessoria de Comunicação Social (ACS), da Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DMCD/Protic) e colaboração da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).
A ideia é divulgar os resultados de pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação e os projetos apoiados por bolsas financiadas por agências de fomento externas e pela própria UFSB. Um dos critérios para o conteúdo nessa fase inicial é a divulgação a partir de monografias aprovadas nos PPGs e de planos de trabalho do PIPCI concluídos vinculados a projetos em andamento. Comunicados foram encaminhados previamente para as coordenações dos PPGs e para os líderes de projetos apoiados pelo PIPCI. As primeiras respostas da comunidade científica da instituição serviram de base para os posts inaugurais do UFSB Ciência, que de saída já apresenta um estudo realizado em cada um dos três campi da UFSB. Tratam-se de uma pesquisa sobre a violência infantil em Porto Seguro após a vigência da Lei Menino Bernardo; de um estudo de viabilidade econômica da criação de caprinos e ovinos de corte na região de Ilhéus e Itabuna, e de um projeto que busca princípios ativos mais eficazes e com menos efeitos colaterais para tratar as leishmanioses.
Com essa novidade, os resultados de projetos de pesquisa vão ficar mais acessíveis para os visitantes, que verão logo na página principal os mais recentes posts sobre a produção de conhecimento científico na universidade e terão acesso ao crescente acervo de informações. Além de notícias sobre os projetos e os cientistas que os realizam, outros formatos deverão ser adicionados à seção em breve, variando o conteúdo. A seção também vai embasar posts nos perfis institucionais nas plataformas de mídia social e envio de sugestões de pauta à imprensa.
(Imagem ilustrativa)