“Empoderar as famílias, para favorecer a amamentação agora e no futuro!”. Este é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece, anualmente, em agosto, e que este ano tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos para o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.
Em Uberlândia, o evento que está na 21º edição, é promovido pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e terá ações nos dias 3 e 8 de agosto.
No dia 3 de agosto, no Parque do Sabiá, a partir das 8h, haverá atividades como café da manhã, caminhada, dança com famílias e bebês e mamaço.
No dia 8, no anfiteatro do Bloco 2A do campus Umuarama, das 13h30 às 17h, será o “Dia Científico” com as palestras “Empoderar as famílias para favorecer a amamentação” e “Fisiologia da lactação e dificuldades na lactogêneses”. Os dois temas serão abordados pela presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria, Beatriz de Oliveira Rocha.
O evento é gratuito e aberto ao público.