O projeto Cinemando no Quilombo, que tem o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), irá realizar oficinas de formação em cinema no Quilombo Engenho da Ponte, que fica localizado no Vale do Iguape, em Cachoeira. O projeto foi um dos ganhadores do I Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, lançado em março deste ano pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de fomentar a cena cultural da cidade.
Ao todo, serão realizadas seis oficinas de fotografia, captação de som, produção, roteiro de documentário, direção e edição de vídeo digital, no período de agosto de 2019 a janeiro de 2020. O objetivo é formar jovens e adultos da comunidade cachoeirana e vizinhas na produção audiovisual, com foco no documentário. Como resultado será apresentado um filme de documentário, que será exibido na comunidade e no Cine Theatro Cachoeirano, no mês de março de 2020.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre os dias 27 de agosto a 05 de setembro, no site do projeto, e nos dias 03 a 05 de setembro, na sede da Associação da Comunidade Quilombola do Ensino da Ponte, no Vale do Iguape, em Cachoeira.
O projeto é coordenado por Mara da Ponte e idealizado e produzido pela egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, Beatriz Vieirah. Tem produção executiva do cineasta Ary Rosa e Reifra como assistente executivo, também egressos da UFRB. A equipe conta ainda com Maiara Conceição, na cobertura foto/videográfica, e Mariane Silva, Rosinaldo Assis, Edeneia Costa Almeida e Sergio Confessor, assistentes de produção e moradores da comunidade quilombola Engenho da Ponte. A identidade visual é da artista visual Di Lua.
As oficinas ficam por conta dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, Laís Lima (Fotografia e Edição de Vídeo), Leandro Conceição (Captação de Som) e Beatriz Vieirah (Roteiro para Documentário e Direção), e da graduanda de Publicidade e Propaganda da UFRB, Luciana Brasil (Produção Audiovisual).
O projeto é uma realização da Associação da Comunidade Quilombola Engenho da Ponte, em parceria com a Rosza Filmes Produções e Odé Produções. Além da UFRB, conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira e Cinetheatro Cachoeirano, e com aporte financeiro do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.