Projeto apresentado à empresa visa à conscientização do uso da água através de game
A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias acompanhada do diretor da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg), Humberto Piccoli e da professora do Centro de Ciências Computacionais (C3) Diana Adamatti, estiveram reunidos com representantes da Mosaic Fertilizantes com a finalidade de assinar um convênio entre a FURG e a empresa.
A FURG foi vencedora do Edital da Água promovido pela empresa com a intenção de fomentar projetos e ações que incentivam o uso consciente de recursos hídricos, sustentabilidade rural, proteção de nascentes e áreas afins. O projeto apresentado à Mosaic foi “Desenvolvimento de Jogo Mobile para Conscientização de Crianças sobre o uso da Água”, criado pelo C3 com orientação da professora Diana Adamatti.
Para a reitora Cleuza Dias, a assinatura deste convênio efetiva uma parceria relevante na formação cidadã, por meio de jogos que são formas lúdicas de aprendizagem de temas importantes como a conscientização do uso da água.
O projeto tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de um jogo computacional para a conscientização de crianças sobre a utilização da água. O Game já existe na versão web, disponível no site e já apresenta resultados com estudantes do 3º e 4º ano escolar. Com o incentivo da empresa, será possível projetar uma versão mobile para que o jogo possa ser acessado por um número maior de crianças e também de jovens e adultos, via aplicativo de celular.
Segundo a professora responsável pelo projeto, “acredita-se que apresentando nos primeiros anos de vida boas práticas de uso e conservação da água, as crianças incorporam o conhecimento, assumindo-o como parte de sua ação no dia-a-dia. Desta forma, o jogo computacional a ser desenvolvido aborda questões pequenas e simples de melhores atitudes no cotidiano para preservação dos recursos hídricos, sempre utilizando o recurso de “gamificação” dos jogos, para torná-los atrativos ao público-alvo”, ressaltou Diana.
O fomento ao projeto será posto em prática a partir de outubro e tem doze meses para desenvolver seus objetivos. Após a criação da versão mobile, serão necessários testes-pilotos antes da divulgação em uma loja de aplicativos. Esses testes serão realizados nas escolas parceiras do projeto: Caic e Wanda da Rocha (municipais), Silva Gama (estadual) e Salesiano (particular). Posteriormente, já com a versão final, sua divulgação ocorrerá em um número maior de escolas da cidade de Rio Grande e também ficará disponível para qualquer pessoa que tiver interesse.
Na reunião para a assinatura do convênio, realizada segunda-feira, 30, foi apresentada brevemente a história da empresa, sua área de atuação no exterior e no Brasil e a parceria com outras instituições. A empresa atua no Brasil de ponta a ponta, da mineração até o produtor, tendo a visão de toda a cadeia. A unidade de Rio Grande atua na parte de distribuição. A vice-presidente de Recursos Humanos da Mosaic, Adriana Alencar ressaltou que a missão da empresa é ajudar o mudo a produzir os alimentos que precisa. “Uma missão muito forte e sustentável de ajudar o mundo neste desafio, onde o crescimento da população é exponencial e as áreas cada vez mais reduzidas, então nossa aposta está na produtividade”.
Estiveram presentes na reunião com a FURG, Janio Souza, coordenador industrial da Unidade de Mistura de Rio Grande; Cleberson Cadorin, coordenador administrativo da Unidade de Mistura de Rio Grande e Bianca Simone, coordenadora de Comunicação Interna.