O Camus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai promover nos dias 12, 13 e 14 de novembro, o I Encontro de Robótica Educacional do Rio Grande do Norte. A iniciativa é do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional, coordenado pelos professores Akynara Aglaé Burlamaqui e Samuel Azevedo, docentes do Campus Angicos. O Encontro traz como tema Robótica Educacional: conectando vidas, experiências e aprendizagens.
A programação inclui palestras, mesas redondas, submissão de artigos científicos, mostra de robótica e oficinas de robótica educacional com professores especialistas e pesquisadores da área. “Objetivamos compartilhar experiências e aprendizagens conquistadas por meio da utilização da robótica educacional nas diversas modalidades e níveis de ensino”, afirma a professora Akynara Aglaé.
O evento se insere ainda em suas atividades temáticas transversais de cunho educacional que estão pedagogicamente relacionadas ao uso da robótica e demais tecnologias digitais no campo da educação como: formação de professores, inclusão social e tecnologias assistivas, robótica livre e práticas de RE na educação infantil.
O Encontro de Robótica está sendo planejado no âmbito do semiárido potiguar e nasce como atividade formativa com o intuito de compartilhar práticas e aprendizagens conquistadas no estado do Rio Grande do Norte (RN) por meio do uso do ambiente de robótica educacional nos diversos contextos de ensino aprendizagem.
“A ideia de congregar experiências distintas do nosso Estado com uso da robótica aplicada à educação é parte da culminância do Projeto de Pesquisa ‘Metodologias de Robótica Educacional no Rio Grande do Norte’, projeto financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa”, justifica Akynara Aglaé.
O projeto busca catalogar metodologias de uso da robótica educacional em todos os 167 municípios do estado do RN. “No I Encontro de Robótica Educacional do RN estaremos apresentando esses dados, bem como congregando presencialmente, no âmbito da Ufersa, Centro Multidisciplinar de Angicos, as experiências metodológicas catalogadas”, afirma a professora.
Os projetos são oriundos de instituições de ensino superior como Ufersa, UFRN, UERN, IFRN, bem como originados de escolas de ensino básico público e privado e empresas que oferecem serviços relacionados ao ensino de programação e robótica para diversas instituições de ensino.
Em sua primeira edição, o Encontro de Robótica Educacional do RN traz como parceiros a Rede de Laboratórios NatalNet, da UFRN, a Escola de Robótica e Programação RoboEduc. “Esperamos assim, com a concretização deste evento contribuir para desmistificação, democratização e disseminação da robótica educacional nos processos de ensinar e aprender nessa nova era digital”, finaliza a professora Akynara Aglaé.