Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, pesquisadores da UFGD estiveram no município de Naviraí coletando dados e informações para o projeto de pesquisa “Ícones de paisagem de Mato Grosso do Sul: análise funcional e de qualidade visual para o turismo de natureza”. O projeto é executado pelo pesquisador Bruno de Souza Lima, com a orientação do Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD.
O projeto visa identificar no Mato Grosso do Sul paisagens com potencialidade para o desenvolvimento do turismo, essencialmente o turismo de natureza.
O município de Naviraí foi uma das áreas escolhidas em função das Várzeas do rio Ivinhema e das ilhas Fluviais no rio Paraná, ecossistemas únicos e de grande importância.
Durante os dias que estiveram em Naviraí os pesquisadores contaram o apoio de técnicos da Gerência de Meio Ambiente (GEMA) e Gerência de Obras (GEROB), Katia V. Chrestani Borges e Adriano Chaves de França, que juntamente com os pesquisadores percorreram uma vasta área na face que engloba a Área de Preservação Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, o Parque Natural Municipal de Naviraí e Parque Nacional de Ilha Grande.
As informações e dados coletados pelos pesquisadores farão parte do banco de imagens da GEMA e GEROB e auxiliarão no processo de gestão territorial do município.
Informações sobre o projeto estão disponíveis no site do Laboratório de Geografia Física, link de acesso: http://www.lgf.ggf.br/projeto.php?id=24
Confira todas as imagens em: https://www.facebook.com/gerenciameioambientenavirai/
Fonte: Gerência de Meio Ambiente de Naviraí
Fotos: Charlei Aparecido da Silva