A solenidade de entrega de oitos transformadores, que usam o óleo do coco babaçu como líquido isolante e refrigerador, ocorreu no espaço Rosa dos Ventos, na tarde desta quinta-feira, 20. O projeto totalmente sustentável que substitui o óleo mineral por vegetal foi desenvolvido na Universidade Federal do Piauí, por meio do Departamento de Química, em parceria com o Instituto Federal do Piauí.
Participaram do evento o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a vice-reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento; o presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro; coordenador do projeto, o Prof. Dr. José Ribeiro dos Santos Júnior; técnico-administrativos e convidados.
Para o reitor da UFPI, é importante mostrar que as universidades públicas contribuem para o desenvolvimento do nosso país. “Nós temos que defender essa universidade pública, de qualidade e autônoma, para que continue prestando relevantes serviços à comunidade. Não tenho dúvida que a UFPI é a que mais contribuiu para o desenvolvimento e contribui do estado do Piauí, não apenas com a formação de pessoal, mas com a geração de conhecimento e transferência deste para o bem-estar da população”, afirma.
O resultado da pesquisa que a UFPI desenvolveu é destaque não só para a comunidade acadêmica, mas para fomentar a parceria com grandes instituições que visam à sustentabilidade, é o que esclarece o presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro. “Essa experiência é inovadora no setor elétrico, inclusive coincide com os programas da Aneel de Eficiência Energética, cujo pouco resultado se teve até agora. E esse projeto da UFPI vai realmente resultar em benefícios para o meio ambiente”, diz.
O valor do financiamento pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi de 1.047.853,80. Os transformadores foram montados com elementos testados e aprovados para o uso específico com o óleo vegetal obtido do coco babaçu. De acordo com o coordenador do projeto, o Prof. Dr. José Ribeiro dos Santos Júnior, a ideia do projeto partiu da possibilidade de criar um produto regional. “Criamos um projeto com recursos da nossa região. A ideia foi imediata, nós usamos o óleo obtido por meio da amêndoa do coco babaçu. Fizemos o primeiro projeto e foi aprovado”, explica.
A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) foi primordial na concretização do produto final. Para o superintendente da FADEX, Prof. Dr. Samuel Nascimento, o professor Ribeiro realizou uma pesquisa de grande impacto para a sociedade. “A Fundação é parceira da UFPI, e esse projeto concretiza esse potencial científico e tecnológico para o estado do Piauí. A partir desse momento a UFPI apresenta para a Equatorial todo o seu potencial no desenvolvimento de tecnologia sustentável de um caminho promissor”, ressalta.
Muito comum encontrar em locais onde se tem instalação elétrica, o transformador tem a função de modificar os níveis de tensão e corrente elétrica. Se a alta tensão elétrica que é transmitida pela rede de distribuição chegasse a maiorias dos consumidores, ou seja, casas, prédios ou estabelecimentos comerciais, seria bem provável que os equipamentos elétricos sofressem danos irrecuperáveis. Os transformadores trifásicos entregues por meio da pesquisa realizada na UFPI, em que a função do óleo é de isolar a eletricidade e impedir descargas de energia, eles também contribuem para o resfriamento do material a fim de evitar futuros incêndios.