Ao todo, 40 alunos e 8 professores participam do projeto de atendimento à comunidade.
iante do contexto da atual pandêmica, discentes do 6º ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) oferecem atendimento online à comunidade. A iniciativa, supervisionada por professores do colegiado, é uma forma de colaborar no enfrentamento à COVID-19.
O atendimento online está funcionando, desde o dia 11 de abril, ofertando a população orientações quanto à prevenção e esclarecendo as principais dúvidas sobre o novo vírus. Durante o atendimento, o paciente passa por uma espécie de entrevista, onde é feito uma triagem para saber se há necessidade de procurar o serviço de saúde e quais locais de atendimento são indicados. Todo o processo é realizado com a supervisão de docentes.
Alunos engajados
Segundo o acadêmico Victor Santos, a iniciativa surgiu em conversas de professores e alunos que buscavam novas formas de atuar na pandemia, já que o internato (últimos dois anos do curso de Medicina) foi paralisado com o início da quarentena. “O que queríamos era uma forma de atuar, pois, não estávamos ajudando ninguém e também atrasando nosso curso. Com a falta de EPI’s no Brasil, uma alternativa pensada seria o atendimento online, como já estavam fazendo outros estudantes pelo Brasil”, explica Victor.
No momento, 8 professores médicos do colegiado e cerca de 40 alunos estão participando da iniciativa. O grupo oferece atendimento, todos os dias, com o horário de 8h a meia-noite. A conversa é feita exclusivamente online, por meio das redes sociais e pela plataforma do projeto no site da UNIFAP.
Sobre a supervisão dos atendimentos, o acadêmico Victor ressalta: “Nós temos um grupo com nossos professores no Whatsapp e sempre passamos os casos, tiramos dúvidas e fechamos a conduta com eles”.
conheça e compartilhe a iniciativa:
Instagram: https://www.instagram.com/medicinaunifap/
Página: https://www2.unifap.br/corona/