O grupo de servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que está produzindo em Bagé álcool a partir de bebidas apreendidas em fiscalizações realizou nesta quinta-feira, 30, a primeira entrega de 100 litros de álcool glicerinado 80% para a Receita Federal. A ação faz parte das mais de 50 atividades desenvolvidas na Instituição para o enfrentamento ao coronavírus.
Até o momento foram destilados 864 litros de bebida, doada pela Receita Federal para esse fim, que resultaram em cerca de 400 litros de álcool com graduação entre 85-92, dependendo do lote, conforme explica o professor UdoSinks, um dos 20 profissionais, entre técnicos e docentes, envolvidos na ação. Ao total já foram produzidos mais ou menos 800 litros de álcool 80% glicerinado, usando também álcool doado pela Prefeitura Municipal de Bagé. Na segunda-feira, 4, serão entregues 680 litros de álcool para a Secretaria Municipal de Saúde.
Para continuar a destinação de álcool para as instituições parceiras, o grupo necessita agora de vasilhames específicos para o envase do álcool produzido, que não estão sendo encontrados com facilidade. “A destilação de álcool continua a todo vapor. Temos barris para estocar”, afirma Sinks. Quem acredita que pode contribuir com a doação de vasilhames para o material pode entrar em contato pelo e-mail udosinks@unipampa.edu.br
A entrega foi realizada ao inspetor-chefe da Receita Federal do Brasil, em Bagé, Gláucio Nascimento de Abreu, representando o órgão parceiro na ação.
No laboratório, professor Rodolfo Rodrigues, professora Gabriela Rosa, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Gláucio de Abreu, professora Catarina Mota, professor UdoSinks e professora Elisabete de Avila da Silva
Por Aline Reinhardt da Silveira – Assessoria de Comunicação Social (ACS)