UFCG – Projeto oferece apoio psicológico para os profissionais de saúde do HUAC

O setor de Psicologia e a Psiquiatria do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) elaboraram um Plano de Cuidados em Saúde Mental com o objetivo de disponibilizar ações voltadas para os profissionais assistenciais da instituição.

Devido ao panorama atual, evidencia-se o aumento de demandas relativas aos danos emocionais decorrentes desta pandemia. Sendo assim, o Plano elaborado visa ofertar suporte para que os colaboradores do hospital possam lidar de maneira mais efetiva com suas emoções disfuncionais durante esse período.

O apoio psicológico oferecido se dará através de três modalidades: plantão psicológico, grupo de apoio e atendimento compartilhado (Psicologia/Psiquiatria).

O primeiro tipo de atendimento, plantão psicológico, tem como objetivo acolher, compreender e facilitar o processo de procura por ajuda psicológica em momentos de crise.

O grupo de apoio é direcionado para aqueles que sentem sintomas como preocupação, angústia, ansiedade, medo, entre outros. É importante salientar que o grupo de apoio ocorre observando todas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.

Já o atendimento psicológico e/ou psiquiátrico acontecerá após acolhidas as demandas iniciais dos pacientes, através de encontros subsequentes dependendo da persistência dos sintomas.

Os profissionais podem entrar em contato com a equipe de psicologia por meio do e-mail psicologia.huac@ebserh.gov.br ou pelo telefone (83) 2101-5546.

(Ascom HUAC/UFCG)