Projeto de extensão do CEFET-MG em Varginha pretende auxiliar autoridades municipais na tomada de decisões sobre a pandemia a partir de recursos das TICs
Passo a passo
A pesquisa vai estar diretamente associada à comunidade em que o CEFET-MG está inserido a partir desse projeto, estruturado em cinco partes. Na primeira, serão identificados estudos científicos que associem as TICs ao combate à pandemia; na segunda, avaliados os custos e recursos necessários para implementação de ações; na terceira, analisada a realidade do uso dessas tecnologias em municípios do Sul de Minas; na quarta, criado um dossiê que oriente a utilização dessas ferramentas na microrregião de Varginha no combate à pandemia e a submissão de um artigo com as temáticas desenvolvimento regional e COVID-19; por último, proposto um modelo de ação de Tecnologias da Informação que auxilie no combate a pandemias como essa.
Para viabilizar essas etapas, Rodrigo vai contar com o Departamento de Pesquisa do Grupo Unis (universidade privada da região). “Por já possuir um envolvimento junto a muitos municípios do Sul de Minas, a instituição terá o papel de viabilizar o desenvolvimento do estudo junto aos órgãos municipais com poder de decisão nas estratégias de combate à pandemia do COVID-19”, explica. Essa interface irá beneficiar os tomadores de decisão dos municípios, que são alvos principais do projeto, entre eles prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de associações comerciais, cerca de 141 pessoas.
Todas as atividades estão sendo desenvolvidas a distância por meio de ferramentas colaborativas on-line, seguindo as regras de distanciamento social. Além do coordenador, integram o projeto os pesquisadores Eduardo Gomes, Lázaro Eduardo e Liz Prado; as bolsistas Gabriella Carvalho, Lizandra Chagas e Cecília Rocha (do CEFET-MG); além do analista Bruno da Cruz e do pesquisador Fabrício Piurcosky (Unis-MG).
Sobre as TICs
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma sigla originária do Reino Unido, proposta dentro de um currículo escolar nos anos 1990. O conceito, amplamente utilizado com a popularização da internet, é representado por recursos de processamento de informação, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. A definição está disponível no site da Gartner, consultoria renomada em TI mundialmente.