circulapalavra unifesspaProfissionais no combate à pandemia, a exemplo de médicos, enfermeiros, técnicos em saúde, agentes comunitários, maqueiros, entre outros, que integram o sistema público de saúde em Marabá, já podem contar com um serviço gratuito de escuta psicológica, oferecido pela Unifesspa. Com caráter de acolhimento, o serviço tem como objetivo possibilitar a redução do sofrimento mental desses trabalhadores durante o período de pandemia.
O projeto denominado “Circula Palavra”, coordenado pela professora da Faculdade de Psicologia (Fapsi/Unifesspa), Katerine Sonoda, acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá e recebe o apoio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Unifesspa).
Ao todo, 13 profissionais da Psicologia estão realizando os atendimentos, entre eles, professores e psicólogos da Unifesspa, psicólogos da Prefeitura de Marabá e alunos do curso de Psicologia da Unifesspa, sob supervisão clínica.
“Esse projeto foi pensado para auxiliar os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Marabá, na linha de frente do combate à covid-19, que estejam sentindo a necessidade de apoio psicológico, tendo em vista a forte mudança na rotina em função desta pandemia”, explicou Katerine Sonora. Os atendimentos psicológicos acontecem por meio de videoconferência e são totalmente sigilosos, garantindo o anonimato aos profissionais de saúde.
Para solicitar o serviço, basta acessar o link do formulário e realizar um rápido cadastro ou entrar em contato pelo telefone/whatsapp (94)-98144-7122. A solicitação do serviço também pode ser realizada pelo email escutapsico@unifesspa.edu.br. Na mensagem, é necessário que o solicitante informe o nome e contato telefônico. A equipe de psicólogos, coordenada pela Unifesspa, entrará em contato o mais breve possível para agendar o atendimento.
Esta e outras ações da Unifesspa no combate à pandemia estão reunidas na pagina da Central de Informações, no Portal Unifesspa. Para acompanhar outros projetos e pesquisas desenvolvidas pela universidade no enfrentamento da Covid-19, acesse: http://www.unifesspa.edu.br/coronavirus .
Atendimento aos profissionais da imprensa
Outro grupo contemplado pelo projeto Circula Palavra é o de profissionais da imprensa. Recentemente, a Unifesspa acolheu a demanda de atendimento a estes profissionais e já está ofertando o serviço de escuta psicológica. O acolhimento é direcionado aos trabalhadores que atuam, direta ou indiretamente, na cobertura da pandemia do novo coronavírus, independente do cargo ou função que exerçam. Os profissionais de imprensa (repórteres, produtores, cinegrafistas, radialistas, entre outros) que desejarem o atendimento psicológico devem entrar em contato pelo telefone/whatsapp (94)-98144-7122. A coordenadora do projeto escalrece, ainda, que trata-se de um serviço pontual, de caráter acolhedor, para o contexto de pandemia, sendo direcionado a pessoas com algum tipo de sofrimento emocional, desencadeado no contexto dessa grave crise epidemiológica.
Outros públicos atendidos
Desde o início da pandemia, a Unifesspa também oferta o serviço de escuta psicológica para membros da comunidade acadêmica: alunos, professores e técnicos vinculados à Universidade. Para ser atendido, é necessário enviar, por e-mail, a solicitação com as seguintes informações: nome, contato e breve relato da situação que vivencia.
Alunos enviam a solicitação para o email: covid19.apoiopsico@unifesspa.edu.br
Já o servidores (professores e técnicos) solicitam o atendimento psicológico pelo e-mail: covid19.escutaservidor@unifesspa.edu.br.
Considerando o público estimado em todas as categorias atendidas, a Unifesspa poderá atender até 10 mil pessoas, entre profissionais de saúde, da imprensa e membros da comunidade universitária.