Capuzes desenvolvidos pela Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura e diversos parceiros auxiliam na proteção de orelhas e pescoço de profissionais de saúde
O Projeto Trama realizou nesta semana a entrega de 498 capuzes de proteção para profissionais da linha de frente no combate à covid-19 do Hospital Ernesto Dornelles (HED), em Porto Alegre. O equipamento de proteção individual (EPI) em formato de capuz amplia a proteção de orelhas e pescoço e foi desenvolvido no projeto que reúne Escola de Engenharia, Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura e muitas outras colaborações: costureiras voluntárias, Fundo Centenário da Escola de Engenharia, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), além das empresas Print Up 3D, Central de Tecidos, ParaEvento e Engefitas.
O Superintendente Médico do HED, Ricardo Guterres, recepcionou as doações e salientou a importância de iniciativas como essa: “Estamos enfrentando um momento muito difícil e é esperançoso ver como a sociedade tem se organizado para auxiliar os profissionais da saúde”. Além do HED, outras sete unidades de saúde recebem as doações que chegaram a 3.400 no total: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital Centenário de São Leopoldo, Hospital Cristo Redentor, Hospital Divina Providência, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital da Restinga.
UFRGS TV realizou uma reportagem sobre a conclusão dos trabalhos, com depoimentos dos voluntários envolvidos no processo.